Caoa Chery iCar é o carro elétrico seminovo mais barato do Brasil; veja ranking

Apesar disso, quanto aos preços médios praticados no mercado, JAC e-JS1 e Renault Zoe tem os menores valores
Caoa Chery iCar aparece entre o modelos elétrico seminovo mais em conta hoje em dia

Caoa Chery iCar aparece entre o modelos elétrico seminovo mais em conta hoje em dia | Imagem: Divulgação

Sem dúvida nenhuma, 2023 foi o melhor ano em vendas de carros elétricos no Brasil. Segundo a Associação Brasileira do Veículo Elétrico (ABVE), o período teve uma alta no crescimento de vendas de 91% sobre 2022 (93.927 unidades vendidas contra as 49.245).

VEJA TAMBÉM:

Tomando como exemplo o carro 100% elétrico, hoje o modelo 0 km mais barato, o Chery iCar custa R$ 119.990, o que ainda é proibitivo para grande parte do brasileiro.

Pensando nisso, com base na própria lista da ABVE de veículos novos, resolvemos consultar a tabela da Fipe e apresentar os carros 100% elétricos mais baratos do Brasil que você pode comprar. 

1- Caoa Chery iCar EQ1 Tech 2022/2022 - R$ 100.309 (Fipe)

Com 3,20 m de comprimento, o iCar é ágil e fácil de estacionariCar é ágil e fácil de estacionar e pode ser encontrado por menos de R$ 90 mil no mercado de usados
Imagem: Divulgação

Disponível só com duas portas e homologado para quatro pessoas, o subcompacto pode ser a porta de entrada para quem pretende ingressar no mercado de elétricos usados. Ele é importado da China desde 2022 e um exemplar deste ano é tabelado em R$ 100.309, uma diferença de 19% comparado a um 0 km que custa R$ 119.990. No mercado de carros seminovos por ser encomtrado por menos de R$ 90 mil.

Sem nenhuma diferença estética ou de motor, ele está equipado com motor elétrico de 45 kW (61 cv) e 15,3 kgfm de torque, com velocidade limitada a 100 km/h, mais do que suficiente para a proposta do veículo. A autonomia é de 197 km (Inmetro).


2- JAC e-JS1 2021/2022 - R$ 104.817 (Fipe)

JAC E-JS1 City Cargo
JAC E-JS1 já pode ser encontrado por menos de R$ 80 mil no mercado de carros seminovos
Imagem: Divulgação

Apesar de não parecer, o JAC e-JS1 é mais espaçoso que o Kwid E-Tech e o Caoa Chery iCar, considerando que é um veículo projetado para transportar cinco passageiros. 

O motor elétrico fornece 45 kW (62 cv) de potência e torque de 5,3 kgfm. Essa unidade é alimentada por bateria de 30,2 kW e a autonomia é de 161 km - com carga completa.

No mercado de usados, é possível achar preços bastante convidativos de mais de 30% de desconto, como é o caso de unidades 2021/2022 ao preço médio de R$ 80 mil. 


3- Renault Kwid E-Tech Intense 2022/2023 - R$ 113.333 (Fipe)

Renault Kwid 2023
Renault Kwid 2023 já teve seu preço reduzido várias vezes. Agora, zero km, sai por R$ 99.990
Imagem: Divulgação

Traz a vantagem de ter quatro portas, ainda que seja um veículo só para quatro passageiros.

Seu motor 100% elétrico de 48 kW (65 cv) e 11,5 kgfm é alimentado por bateria de íon-lítio de 27 kWh que gera a autonomia de 185 km no padrão do Inmetro (PBEV). 

Seu valor no mercado de usados chega a ser de até 23% abaixo ao de um modelo novo (R$ 139.990). Apesar de um 2022 ser tabelado em R$ 113.333 (Fipe), é possível achar até 25% abaixo do preço de referência. Mas com a guerra de preços, ás vésperas da chegada do BYD Dolphin Mini, por um pouco menos de R$ 100mil, o Kwid elétrico tambpem baixou de preço para R$ 99.990. 


4- Renault Zoe Ultimate 2018/2019 - R$ 118.875 (Fipe)

O elétrico Renault Zoe, já vendido no Brasil ao público em geral, também estará presente em Fernando de Noronha
A primeira geração do Zoe vale menos de R$ 90 mil no mercado de carros seminovos
Imagem: Divulgação

Considerado o carro elétrico mais vendido na Europa em 2015 e 2016, por aqui ele deu as caras pela primeira vez em 2013, inicialmente para empresas e projetos de mobilidade sustentável. No final de 2018 foram abertas as vendas para o público em geral. Importado da França, não demoraria muito para ganhar a sua segunda geração (2021). Em sua versão mais recente, o subcompacto elétrico era movido pelo motor elétrico de 100 kW (135 cv) e 24,5 kgfm alimentado por uma bateria com 52 kWh, suficiente para uma autonomia de 385 km (WLTP). 

Na versão Ultimate, a mais fácil de encontrar nos sites de classificados, uma unidade de 2018, por exemplo, acha por até R$ 95 mil, ou 25 % abaixo da tabela. Em 2022 o hatch deixou o mercado.

 

5- Nissan Leaf 2020/2020 - R$ 146.826 (Fipe)

Nissan Leaf
Nissan Leaf sai em torno de R$ 120 mil no mercado de seminovos hoje em dia
Imagem: Divulgação

O hatch elétrico chegou importado do Reino Unido em 2019. Com visual esportivo e bom espaço interno, logo caiu no gosto do brasileiro. O motor posicionado sobre o eixo dianteiro resulta em 149 cv e 32,6 kgfm de torque. A autonomia, de acordo com o padrão europeu, é de 389 km, enquanto no método americano é de 241 km.

Como destaque, o Leaf trazia recursos inexistentes na maioria dos veículos de outros segmentos até hoje, como correção de saída de faixa e câmeras de 360°.

Apesar de custar mais de R$ 140 mil na tabela da Fipe, nos principais sites de classificados não é difícil achar por menos de R$ 125 mil no mercado de carros usados e seminovos.

Siga o AUTOO nas redes: WhatsApp | LinkedIn | Youtube | Facebook | Twitter


 

 

 

Caoa Chery iCar aparece entre o modelos elétrico seminovo mais em conta hoje em dia

Caoa Chery iCar aparece entre o modelos elétrico seminovo mais em conta hoje em dia

CAOA Chery iCar

CAOA Chery iCar

Com 3,20 m de comprimento, o iCar é ágil e fácil de estacionar

Com 3,20 m de comprimento, o iCar é ágil e fácil de estacionar

Nissan Leaf

Nissan Leaf

JAC E-JS1 City Cargo

JAC E-JS1 City Cargo

O elétrico Renault Zoe, já vendido no Brasil ao público em geral, também estará presente em Fernando de Noronha

O elétrico Renault Zoe, já vendido no Brasil ao público em geral, também estará presente em Fernando de Noronha

Fernando Garcia

Especialista em análises do mercado de veículos usados, Fernando Garcia tem passagens por revistas automobilísticas e no AUTOO traz vários artigos especiais com curiosidades, serviços e dicas.