Caoa Chery iCar é o carro elétrico seminovo mais barato do Brasil; veja ranking
Apesar disso, quanto aos preços médios praticados no mercado, JAC e-JS1 e Renault Zoe tem os menores valores
Sem dúvida nenhuma, 2023 foi o melhor ano em vendas de carros elétricos no Brasil. Segundo a Associação Brasileira do Veículo Elétrico (ABVE), o período teve uma alta no crescimento de vendas de 91% sobre 2022 (93.927 unidades vendidas contra as 49.245).
VEJA TAMBÉM:
- Veja 5 carros elétricos novos que vão ser lançados no Brasil em 2024
- Afinal, o Brasil precisa ou não ter carros elétricos?
Tomando como exemplo o carro 100% elétrico, hoje o modelo 0 km mais barato, o Chery iCar custa R$ 119.990, o que ainda é proibitivo para grande parte do brasileiro.
Pensando nisso, com base na própria lista da ABVE de veículos novos, resolvemos consultar a tabela da Fipe e apresentar os carros 100% elétricos mais baratos do Brasil que você pode comprar.
1- Caoa Chery iCar EQ1 Tech 2022/2022 - R$ 100.309 (Fipe)
Imagem: Divulgação
Disponível só com duas portas e homologado para quatro pessoas, o subcompacto pode ser a porta de entrada para quem pretende ingressar no mercado de elétricos usados. Ele é importado da China desde 2022 e um exemplar deste ano é tabelado em R$ 100.309, uma diferença de 19% comparado a um 0 km que custa R$ 119.990. No mercado de carros seminovos por ser encomtrado por menos de R$ 90 mil.
Sem nenhuma diferença estética ou de motor, ele está equipado com motor elétrico de 45 kW (61 cv) e 15,3 kgfm de torque, com velocidade limitada a 100 km/h, mais do que suficiente para a proposta do veículo. A autonomia é de 197 km (Inmetro).
2- JAC e-JS1 2021/2022 - R$ 104.817 (Fipe)
Apesar de não parecer, o JAC e-JS1 é mais espaçoso que o Kwid E-Tech e o Caoa Chery iCar, considerando que é um veículo projetado para transportar cinco passageiros.
O motor elétrico fornece 45 kW (62 cv) de potência e torque de 5,3 kgfm. Essa unidade é alimentada por bateria de 30,2 kW e a autonomia é de 161 km - com carga completa.
No mercado de usados, é possível achar preços bastante convidativos de mais de 30% de desconto, como é o caso de unidades 2021/2022 ao preço médio de R$ 80 mil.
3- Renault Kwid E-Tech Intense 2022/2023 - R$ 113.333 (Fipe)
Traz a vantagem de ter quatro portas, ainda que seja um veículo só para quatro passageiros.
Seu motor 100% elétrico de 48 kW (65 cv) e 11,5 kgfm é alimentado por bateria de íon-lítio de 27 kWh que gera a autonomia de 185 km no padrão do Inmetro (PBEV).
Seu valor no mercado de usados chega a ser de até 23% abaixo ao de um modelo novo (R$ 139.990). Apesar de um 2022 ser tabelado em R$ 113.333 (Fipe), é possível achar até 25% abaixo do preço de referência. Mas com a guerra de preços, ás vésperas da chegada do BYD Dolphin Mini, por um pouco menos de R$ 100mil, o Kwid elétrico tambpem baixou de preço para R$ 99.990.
4- Renault Zoe Ultimate 2018/2019 - R$ 118.875 (Fipe)
Considerado o carro elétrico mais vendido na Europa em 2015 e 2016, por aqui ele deu as caras pela primeira vez em 2013, inicialmente para empresas e projetos de mobilidade sustentável. No final de 2018 foram abertas as vendas para o público em geral. Importado da França, não demoraria muito para ganhar a sua segunda geração (2021). Em sua versão mais recente, o subcompacto elétrico era movido pelo motor elétrico de 100 kW (135 cv) e 24,5 kgfm alimentado por uma bateria com 52 kWh, suficiente para uma autonomia de 385 km (WLTP).
Na versão Ultimate, a mais fácil de encontrar nos sites de classificados, uma unidade de 2018, por exemplo, acha por até R$ 95 mil, ou 25 % abaixo da tabela. Em 2022 o hatch deixou o mercado.
5- Nissan Leaf 2020/2020 - R$ 146.826 (Fipe)
O hatch elétrico chegou importado do Reino Unido em 2019. Com visual esportivo e bom espaço interno, logo caiu no gosto do brasileiro. O motor posicionado sobre o eixo dianteiro resulta em 149 cv e 32,6 kgfm de torque. A autonomia, de acordo com o padrão europeu, é de 389 km, enquanto no método americano é de 241 km.
Como destaque, o Leaf trazia recursos inexistentes na maioria dos veículos de outros segmentos até hoje, como correção de saída de faixa e câmeras de 360°.
Apesar de custar mais de R$ 140 mil na tabela da Fipe, nos principais sites de classificados não é difícil achar por menos de R$ 125 mil no mercado de carros usados e seminovos.
Siga o AUTOO nas redes: WhatsApp | LinkedIn | Youtube | Facebook | Twitter