Candidatos ao Carro do Ano na Europa estão distantes do Brasil

Edição 2014 do mais importante prêmio automobilístico do Velho Continente apontou sete finalistas, três dois quais virão ao País, mas em pequeno número

Peugeot 308 2014 | Imagem: Peugeot

Houve uma época que o brasileiro respirava ares europeus ao trocar de carro. Volkswagen, Ford, Chevrolet e Fiat geralmente produziam no Brasil modelos que estreavam meses antes na Europa. Logo após a abertura das importações passamos a andar em carros feitos no Velho Continente, mas esse panorama mudou.

Agora, o Brasil não só produz veículos para uso próprio como também receitas vindas da Coreia do Sul, China, Índia e Romênia, que fica na Europa, mas desenha carros mais modestos. A edição 2014 do Carro do Ano da Europa exemplifica bem essa situação. Dos sete finalistas deste ano, apenas três devem chegar ao nosso mercado, nenhum deles em volume significativo – o EcoSport, desenhado no Brasil, chegou a estar entre os candidatos, mas não conseguiu se classificar.

Por enquanto o único a ser vendido no Brasil é o Classe S, o mais sofisticado e caro automóvel da Mercedes-Benz. Outro modelo da lista que já tem data marcada para chegar ao nosso mercado é o i3, da BMW, primeiro veículo 100% elétrico e que chega em 2014, mas que, sem nenhum tipo de benefício fiscal, custará caro e venderá pouco. O mais promissor dos três é a C4 Picasso, minivan da Citroën que mudou de geração, mas ainda não teve a importação confirmada.

Mistureba

Os demais candidatos ao Carro do Ano são modelos bem diferentes. A Peugeot conseguiu ser indicada com o novo 308, hatch médio que mudou na Europa, já a Skoda, do grupo VW, viu seu sedã Octavia entre os finalistas. Completam a lista o Mazda3, modelo médio da marca japonesa que chegou a ser cotado para o Brasil, e o Tesla S, sedã elétrico que é figurinha carimbada entre os famosos de Hollywood.

Edição 2013

Comparada a eleição de 2014, os finalistas de 2013 têm muito mais a ver com nosso país. O vencedor foi o Golf VII, que é vendido com sucesso por aqui. Mas estavam na lista o Volvo V40, o Mercedes-Benz Classe A, o 208 e o novo i30, todos estreantes este ano no Brasil.

O vencedor do Carro do Ano da Europa será anunciado em março, durante o Salão de Genebra.

Recomendados por AUTOO

Youtube
Dilema das picapes: Ranger XLS ou Titano completa?

Dilema das picapes: Ranger XLS ou Titano completa?

Modelos da Ford e da Fiat têm pacotes diferentes, mas preços próximos
Aviação
Mais um país recebe o maior avião brasileiro

Mais um país recebe o maior avião brasileiro

Embraer entregou o primeiro C-390 Millennium para seu terceiro cliente
MOTOO
Nova Bajaj 250 é pedra no sapato de Honda e Yamaha

Nova Bajaj 250 é pedra no sapato de Honda e Yamaha

Dominar 250 2025 tem pacote completo e preço atrativo, mas conjunto pesado; análise