Próxima geração do Toyota Yaris estreia dia 9 na Ásia
Modelo, conhecido como Vios em alguns países, terá nova plataforma pronta para eletrificação
O canal Imagino divulgou nesta terça-feira (2) um interessante vídeo no qual antecipa a nova geração do Toyota Vios, como é chamado em alguns mercados o Toyota Yaris destinado a países emergentes, como é o caso do Brasil.
A renovação do compacto está com a estreia confirmada para o dia 9 deste mês e o Imagino tomou como base teasers recentes divulgados pela divisão tailandesa da Toyota, bem como flagras que surgiram nas últimas semanas, para criar o vídeo que você confere clicando aqui.
De acordo com a imprensa especializada asiática, a nova geração do Vios/Yaris será baseada na arquitetura DNGA-B, plataforma modular global criada pela Daihatsu, uma das marcas do conglomerado liderado pela Toyota, para automóveis mais acessíveis.
A arquitetura mais moderna permitirá ao sucessor do Yaris/Vios contar com opções de eletrificação mais avançadas, podendo adaptar os recursos de acordo com o posicionamento de mercado e as normas de emissões em diferentes países.
Em termos de design, o novo Vios/Yaris deverá evoluir para a adoção de um estilo que remete aos sedãs de maior porte da Toyota, não por acaso a novidade está sendo apelidada de “baby Camry” em alguns mercados asiáticos.
Futuro no Brasil
Aqui no Brasil, a introdução da nova geração do Yaris ainda é uma incógnita, sendo que sequer sabemos se a Toyota vai desenvolver uma carroceria hatchback para a próxima do modelo.
Segundo rumores, a gama Yaris nacional poderia até mesmo ser descontinuada para abrir espaço para mais um SUV compacto no portfólio da marca, quem sabe até envolvendo o projeto do recém-lançado Toyota Hyryder indiano.
Desde sua estreia no país, o Yaris sempre obteve uma performance discreta no volume de emplacamentos. Hoje em dia o Yaris hatchback ocupa a 8ª posição no ranking de hatches compactos, enquanto o sedã ocupa o 6º lugar em sua categoria específica.
No momento, o que temos de concreto envolvendo a marca japonesa reside na nacionalização do Yaris Cross na planta de Sorocaba (SP) a partir do ano que vem. De qualquer forma, vamos acompanhar de perto a trajetória do novo Vios assim que ele estrear na Ásia.