''Cachorrão'', ''gato bailarina'', tipos de café... os exóticos nomes dos carros chineses
Nomes de animais, de alimentos e até de símbolos matemáticos são utilizados por marcas da China para o mercado local
Os carros chineses são bastante populares e têm evoluído bastante nos últimos anos. Porém, as empresas do país asiático às vezes batizam seus modelos com nomes no mínimo exóticos e que parecem não fazer tanto sentido assim.
É bastante comum ver nomes de animais sendo utilizados nos carros vendidos na China. No entanto, não é raro achar nomes de alimentos e bebidas, de deuses nórdicos e até mesmo de matérias escolares. Por falar na escola, há até mesmo símbolos matemáticos dando nome para os veículos.
A seguir, confira alguns exemplos de modelos chineses com nomes exóticos.
Haval Cool Dog e Big Dog
Aparentemente, a divisão da Great Wall gosta bastante de cachorros. Afinal, o Haval Dargo é vendido na China como Big Dog (cachorro grande, ou cachorrão, para ficar mais legal). Acontece que este não é o único modelo canino da marca. Recentemente, ela apresentou o Cool Dog, que pode ser traduzido como “cachorro descolado”.
Chery QQ Ice Cream
A geração passada do Chery QQ chegou a ser vendida no Brasil e foi por um tempo o carro mais barato do país. Porém, depois que a marca se transformou na CAOA Chery, os rumos da empresa no mercado brasileiro tomaram outra direção.
Só que o QQ segue vivo na China, agora como elétrico e com visual de key-car japonês. E agora ele pode ser chamado de sorvete. Ou melhor, de Ice Cream, já que o nome do carro está em inglês.
Geely Geometry
A Geely será representada por alguns carros nesta lista. Para abrir a lista, o SUV Geometry é um bom exemplo. Afinal, seu nome significa geometria, a matéria escolar.
Geely Beauty Leopard
Um pouco mais antigo, o cupê Beauty Leopard pode ser traduzido para belo leopardo. Apesar do nome, o desenho do carro não levava o adjetivo tão ao pé da letra.
Geely Xingyue L Thor Hi X
Este modelo da marca quase ficou de fora da lista, mas repare que o nome do deus nórdico Thor (que também é um herói da Marvel) está presente. Pode não ser tão estranho quanto os demais nomes, mas é no mínimo curioso uma marca da China apelar para o deus do trovão como sobrenome de um de seus modelos.
Geely Rural Nanny
Nanny, em inglês, pode ser interpretado como babá ou cuidadora. Vamos combinar que é bastante estranho ver uma picape, cujo primeiro nome é Rural, ter babá como complemento.
Wey Mocha, Wey Latte e Wey Macchiato
Outra marca do grupo Great Wall, a Wey aposta em diversos tipos de bebidas com café para batizar seus modelos. É o caso do Wey Mocha, Wey Latte e do Wey Macchiato. Talvez a pessoa que batiza os carros da marca tenha sido barista em algum momento da vida, o que justificaria tamanha paixão por cafés.
ORA Punk Cat e Ballet Cat
Além dos nomes exóticos (gato punk e gato bailarina), os modelos chamam a atenção por serem extremamente semelhantes ao clássico Volkswagen Fusca, o que pode render até mesmo um processo para a empresa. Porém, se o visual é de besouro, o nome acabou sendo de felino.
Dongfeng ePi / Yudo Pi 1 e Pi 3
O conceito ePi da Dongfeng e os modelos Pi 1 e Pi 3 da Yudo aproveitaram o nome da letra grega, e que também é um símbolo matemático que representa a divisão entre o perímetro e o diâmetro de um círculo – e cujo resultado é 3,14, considerando apenas as duas casas decimais depois da vírgula.