C4 Picasso recebe facelift na Europa

Ainda novo por aqui, monovolume também ganha novas opções de motor e mais equipamentos
Citroën C4 Picasso 2016

Citroën C4 Picasso 2016 | Imagem: Divulgação

Lançado em 2013 na Europa, mas introduzido no Brasil somente no fim de 2015, o Citroën C4 Picasso e o Grand C4 Picasso (versão para 7 passageiros) acabam de estrear um leve facelit de meio de ciclo no Velho Continente.

As configurações de 5 e 7 lugares agora contam com a mesma dianteira, as lanternas são novas e contam com “efeito 3D” e as rodas aro 17” contam com novo desenho. Uma novidade interessante é que a C4 Picasso poderá receber pintura dois tons (opcional) com o teto contrastando com o restante da carroceria. Já a Grand Picasso recebeu barras prateadas no teto.

Na parte mecânica, a novidade para os europeus fica por conta da chegada do motor 1.2 turbo ao modelo, com 110 cv na versão 6 marchas manual e 130 cv na automática de 6 velocidades. Por aqui, o C4 Picasso e o Grand C4 Picasso são oferecidos somente com o motor 1.6 THP.

Na parte de tecnologia embarcada, que já era boa nos modelos, agora ficou ainda mais completa. Os monovolumes agora contam com alerta de saída da faixa de rodagem, piloto automático adaptatico capaz de operar também em situações de congestionamento (“stop function”), frenagem ativa e alerta de colisão.

A central multimídia com tela de 7” também passa a contar com uma nova geração de mapas 3D, sendo que o GPS pode ser operado por comandos de voz, assim como a verificação de e-mails e mensagens. A gama C4 Picasso também passa a aceitar frequências digitais para o rádio (sistema DAB).

As vendas dos novos C4 e Grand C4 Picasso começam em setembro em alguns mercados da Europa. Procurada pelo AUTOO, a Citroën declarou que “não há previsão de lançamento do novo C4/Grand C4 Picasso e que a comercialização do modelo atual segue inalterada”. Contudo, como se trata de um modelo importado, é natural que em algum momento as atualizações das minivan também cheguem ao nosso mercado, o que deverá ocorrer até o fim de 2017. 

Apesar da proposta bem interessante de modelos como a C4 Picasso e a Grand C4 Picasso, o segmento praticamente está em extinção devido ao avanço cada vez maior dos SUVs sobre diversas categorias, como os sedãs e hatches. No Brasil, por exemplo, o C4 Picasso registrou apenas 124 emplacamentos de janeiro a abril deste ano, conferindo a ele a 153º posição em nosso ranking de vendas. Por aqui a Citroën oferece os dois modelos, sendo que o C4 Picasso parte de R$ 110.000 na versão Seduction, valor que sobe para R$ 120.900 no caso do Grand C4 Picasso na mesma versão.