C-HR que nada: este deve ser o futuro SUV compacto da Toyota no Brasil
Apresentado no Salão de Tóquio, conceito DN Trec, da Daihatsu, pode ser a base para rival do Honda HR-V, segundo a própria Toyota deixou no ar
O SUV C-HR, da Toyota, tem quase tudo para agradar no Brasil. É bonito e moderno, mas carrega também dois problemas graves em relação ao nosso mercado: é caro e apertado. Por essa razão que não é de hoje que a própria marca desmente a chegada do modelo por aqui, mesmo que protótipos do C-HR tenham sido até flagrados rodando no país. Mas isso não significa que a Toyota não esteja planejando sua entrada no segmento que mais cresce hoje, o de SUVs compactos.
Segundo o AUTOO apurou com exclusividade, o utilitário esportivo que rivalizará com Honda HR-V, Jeep Renegade e cia. está sendo desenvolvido com previsão de estreia não antes de 2019. Também já havíamos recebido dicas que apontavam para uma solução caseira, ou seja, mais baratas de produzir que o C-HR e sua plataforma TNGA.
A resposta parece ter surgido pela primeira vez durante o Salão de Tóquio, que ocorre nesta semana. O próprio Steve St. Angelo, o espalhafatoso presidente da Toyota na América Latina fez questão de insinuar que o SUV brasileiro estava por ali mas "disfarçado" de protótipo da Daihatsu, subsidiária da marca para modelos menores e para um público mais jovem.
Trata-se do conceito TN Trec, um belo e portentoso utilitário esportivo que você na galeria no final da página. O modelo, como se imagina, não deve ser levado ao pé da letra. Como Daihatsu ele é mais curto e estreito do que a futura versão da Toyota (tem menos de 4 m de comprimento, por exemplo), mas é nas linhas que devemos nos ater e nisso ele é bastante promissor.
Presença garantida no Salão do Automóvel em 2018
O DN Trec demonstra carregar um estilo mais sofisticado e volumetria que deve beneficiar o espaço interno. É importante levar em conta que a Toyota não vai lançar um rival para os atuais SUVs do mercado, mas sim gerações que estão por vir. Por essa razão, é preciso se antecipar à evolução da concorrência.
Em vez da plataforma TNGA, o DN Trec será feito sobre a arquitetura DNGA, uma versão simplificada da primeira e que será usada na nova geração do Corolla que chega em 2019. Por falar em datas, é certo que o futuro SUV compacto da Toyota estará no Salão do Automóvel de 2018. Se ele já será a versão definitiva ou um conceito isso ainda não sabemos. Porém, a estreia da marca na categoria deve ocorrer entre 2019 e 2020.
Até lá, é ficar de olho no DN Trec.