BYD Yuan Pro: os erros e acertos do SUV elétrico contra rivais a combustão

A fim de encarar T-Cross, Tracker e Creta, compacto se mostra mais urbano do que familiar
BYD Yuan Pro 2025

BYD Yuan Pro 2025 | Imagem: Fernando Pedroso/Autoo

Na faixa dos R$ 182.800 pedidos pelo BYD Yuan Pro você pode escolher um Volkswagen T-Cross Highline (R$ 180.690) com motor 1.4 turbo de 150 cv ou o novo Hyundai Creta Ultimate (R$ 189.990) com o 1.6 turbo de 193 cv, mas não é pelo preço que ele quer ganhar a sua atenção. Estamos falando de um carro elétrico, que pode te livrar para sempre de visitas ao posto de gasolina, mas será que vale a pena?

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Fui conviver com o SUV compacto por uma semana para ver se ele é capaz de encarar seus rivais a combustão e a resposta para isso é uma sucessão de “ses”. O primeiro deles é vale SE você tiver um carregador em casa. Eu não tenho e fui retirar o carro sabendo que sua autonomia prevista é de 250 km, segundo validação do Inmetro.

BYD Yuan Pro 2025
Visual agrada no BYD Yuan Pro, popularmente conhecido como o "SUV do Dolphin"
Imagem: Fernando Pedroso/Autoo

O nível da bateria marca 100% na pequena tela de 8 polegadas, a mesma do Dolphin, que serve como painel de instrumentos. Ali também aparecem a autonomia, o velocímetro e outros detalhes de computador de bordo. A central multimídia é a tela de 12 polegadas giratória que todo BYD tem.

O acabamento é caprichado para a categoria. A marca chinesa usa materiais macios e uma faixa colorida nas portas e no painel. No caso da unidade testada, a cor era o rosa para combinar com o rosa claro da carroceria. Destaco os bancos de couro estilo concha, que seguram bem o corpo do motorista e do passageiro.

BYD Yuan Pro 2025
BYD Yuan Pro tem elementos visuais do Dolphin, como as lanternas traseiras
Imagem: Fernando Pedroso/Autoo

Todos os comandos estão à mão e, apesar do botão de ligar e desligar estar ali no console, basta pisar no freio para a palavra OK aparecer no painel. É sinal de que se pode acionar o belo manche seletor de marcha e começar a dirigir.

Desempenho impressiona

Como todo elétrico, o Yuan Pro impressiona na arrancada. O torque está disponível de imediato e são 29,5 kgfm e 177 cv de potência extraídos do motor elétrico ligado ao eixo dianteiro. Ele é ágil no trânsito e não fica devendo em nada para os rivais a combustão. Ainda na cidade, o painel mostra uma autonomia superior à prevista pelo Inmetro e marca mais de 360 km.

BYD Yuan Pro 2025
BYD Yuan Pro se mostrou instável em rodovia, bem suscetível aos ventos laterais 
Imagem: Fernando Pedroso/Autoo

Com o uso, no entanto, os números mudam rápido, tanto o do nível da bateria quanto do alcance. É possível escolher o modo de condução entre o normal, o econômico e o esportivo. Vale lembrar que dentro do perímetro urbano é onde o elétrico gasta menos, afinal, as frenagens ajudam a regenerar a bateria.

Na estrada exige cuidado

Com uma curta viagem marcada para o interior de São Paulo, resolvi arriscar colocar o Yuan Pro em rodovia. É uma situação onde o motor é mais exigido e, com poucas frenagens, a bateria do tipo Blade, de 45,1 kWh gasta mais rápido. Sabendo que encontraria um carregador no destino, andei a 120 km/h, limite da estrada.

BYD Yuan Pro 2024
Bom acabamento é destaque no BYD Yuan Pro, que vem bem equipado e oferecendo conforto
Imagem: Divulgação

Em uma velocidade mais alta é que percebo que a suspensão macia e confortável na cidade não passa uma sensação de estabilidade. O carro parece balançar mais do que o normal e, em curvas, é melhor até tirar o pé, assim como ao passar ao lado de caminhões. O deslocamento de ar move o SUV para o lado de forma bem fácil.

Bom espaço, pouco porta-malas

Nesta pequena viagem foram dois adultos e três crianças no banco de trás. Elas contavam com duas portas USB, uma do tipo A e outra do tipo C, para carregarem seus celulares. O assoalho plano ajuda no conforto, mas faltam saídas de ar-condicionado. No lugar delas, um porta-objetos.

BYD Yuan Pro 2024
BYD Yuan Pro tem bom espaço no banco traseiro para três ocupantes, que viajam sem aperto
Imagem: Divulgação

Por sorte era uma viagem curta, sem bagagens, ou eu teria trabalho para acomodar tudo no pequeno porta-malas de 265 litros. Isso porque o carro tem um estepe temporário abaixo do assoalho, roubando espaço das malas.

Veredicto

Com o carro carregado, foi hora de voltar para São Paulo e rodar mais uns dias na cidade. Foram quase 300 km rodados, uma carga completa e outra temporária em um carregador da Volvo, que carros da BYD precisam pagar para encher sua bateria.

BYD Yuan Pro 2024
Bancos do tipo concha são bem confortáveis, como na maioria dos modelos da marca chinesa
Imagem: Divulgação

E minha conclusão foi de que, se você tem carregador em casa, sim, o Yuan Pro pode ser útil. Tem mais espaço interno, o estilo me agrada mais e tem mais potência que o Dolphin. Se for usar so na cidade, ele é ágil e vai te economizar uma boa grana em combustível. Mas se precisar de um carro familiar, talvez um de seus rivais a combustão seja uma pedida melhor.

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