BYD Song Pro tem qualidades para assustar Corolla Cross, Compass e outros

Novo SUV da marca chinesa mostra um conjunto bem acertado e pode fazer até 14,8 km/l na cidade, diz o Inmetro
BYD Song Pro se mostra confortável e eficiente no dia a dia, tanto na cidade quanto na estrada

BYD Song Pro se mostra confortável e eficiente no dia a dia, tanto na cidade quanto na estrada | Imagem: Carlos Guimarães

A chegada de marcas chinesas com produtos de alta tecnologia já está causando um movimento importante por parte das fabricantes instaladas no Brasil há décadas.

Modelos com bom grau de eficiência, desenho moderno, conforto e segurança por um preço competitivo têm acirrado a concorrência e um deles é o SUV médio BYD Song Pro (R$ 189.800 na versão GL e R$ 199.800 a GS) que avaliamos. 

VEJA TAMBÉM:

A boa impressão do BYD Song Pro já começa por fora. O desenho é arrojado e inclui detalhes como faróis full led, ampla grade frontal pintada de preto brilhante, para-choque com recortes que imítam entradas para refrigerar os freios e rodas com acabamento diamantado de aro 18, montados em pneus 225/60R, que ajudam a absorver as irregularidades do piso. 

Aliás, conforto é uma das palavras-chave neste SUV da BYD. Ao rodar, fica clara a suavidade proporcionada pelo ajuste da suspensão, que consegue garantir boa estabilidade sem solavancos ao passar por ondulações e buracos.

Ao acelerar, prevalece o silêncio do motor elétrico de 197 cv e bons 40,8 kgfm de torque, força suficiente para levar o Song Pro de 0 a 100 km/h em apenas 8,3 segundos e atingir 185 km/h. 

Interior confortável e bem arejado

BYD Song Pro
BYD Song Pro vem com tela de 12,8 polegadas no painel e boa dose de equipamentos de série
Imagem: Divulgação

Esse silêncio é discretamente quebrado quando entra em ação o motor 1.5 a combustão com alta taxa de compressão (15,5:1), movido apenas a gasolina e que é bem econômico, gerando somente 98 cv. Age mais para alimentar o motor elétrico quando selecionado o modo híbrido (HEV) no console central.

Mas na maior parte do tempo você vai sentir mesmo é a agilidade do modo elétrico e a comodidade de dirigir sentado em um banco revestido de couro macio, com encosto de cabela intergrado e costuras aparentes. O volante tem boa empunhadura e uma série de comandos, inclusive o que gira a tela da competente central multimídia de 12,8 polegadas. 

Pelo cluster digital é possível monitorar vários itens do carro, não apenas a velocidade o consumo da bateria e o nível de combustível no tanque, mas pequenos detalhes, até a temperatura de cada pneu e não apenas a pressão. Bom também é a vibilidade proporcionada pela área envidraçada e pelos retrovisores. 

A questão da autonomia é outro destaque do BYD Song Pro, que consegue rodar até 770 km na cidade e 686 km na estrada, de acordo com dados do Inmetro. Vale lembrar que isso pode aumentar bastante ao carregar o carro na tomada, poupando o motor a combustão de carregar o elétrico e, portanto, ampliando o alcance. 

Na hora de viajar com a famíia, há bom espaço no banco traseiro, que conta com duas entradas USB  (do tipo C e normal), além de apoios de braço, porta-copos e saídas de ar para quem for sentado atrás. No porta-malas vão bons 520 litros de bagagem e com abertura e fechamento a partir de um botão na chave ou no interior do carro. 

O ambiente bem arejado também é outro destaque do Song Pro, mas a pressa de homologar o carro logo no Brasil acabou não dando tempo de trazê-lo logo de cara com algumas assistências importantes ao condutor, como piloto automático adaptativo, alerta de saída de faixa e frenagem automática. 

Veredicto

Mesmo sem as assistências ao motorista, a impressão que fica é que o BYD Song Pro tem mesmo quaidades suficientes para assustar seus principais rivais entre os SUVs médios, como Toyota Corolla Cross, Jeep Compass, VW Taos e companhia. 

BYD Song Pro tem desenho moderno e pode levar ate 520 litros de bagagem no porta-malas
BYD Song Pro tem desenho moderno e pode levar ate 520 litros de bagagem no porta-malas Imagem: Carlos Guimarães

Siga o AUTOO nas redes: WhatsApp | LinkedIn | Youtube | Facebook | Twitter

 

 

Recomendados por AUTOO

Youtube
Dilema das picapes: Ranger XLS ou Titano completa?

Dilema das picapes: Ranger XLS ou Titano completa?

Modelos da Ford e da Fiat têm pacotes diferentes, mas preços próximos
Aviação
Mais um país recebe o maior avião brasileiro

Mais um país recebe o maior avião brasileiro

Embraer entregou o primeiro C-390 Millennium para seu terceiro cliente
MOTOO
Nova Bajaj 250 é pedra no sapato de Honda e Yamaha

Nova Bajaj 250 é pedra no sapato de Honda e Yamaha

Dominar 250 2025 tem pacote completo e preço atrativo, mas conjunto pesado; análise