BYD Song Plus feito no Brasil em 2025 será híbrido plug-in e flex, com Tiggo 8 na mira
Marca chinesa começa as obras na fábrica na Bahia, onde serão fabricados quatro modelos
A BYD dá início às obras na fábrica em Camaçari (BA), onde ficava a Ford. As instações da marca chinesa começarão do zero e da linha de montagem sairão quatro modelos: Dolphin Mini, Dolphin e os SUVs Yuan Plus e Song Plus, que passará a ser híbrido plug-in flex. Primeiramente, até o último trimestre de 2024, os carros serão montados com peças vindas da China.
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Apenas a partir do ano que vem é que os carros começão as ser fabricados na Bahia dentro de um plano de nacionalização com duração de cinco anos, ou seja, até 2030, com índice de 70%, incluindo as baterias de lítio. Além dos galpões para produção, a BYD terá pista de testes e outras estruturas que vão ocupar uma área de cerca de 1 milhão de m².
O início da construção dá continuidade ao processo de instalação do maior polo industrial da BYD fora da China, que conta com o investimento de R$ 3 bilhões e capacidade instalada próxima de 150 mil veículos por ano durante a primeira fase de implantação, com geração de 10 mil empregos, diz a fabricante.
Rival do Caoa Chery Tiggo 8
Dos modelos que serão fabricados em Camaçari (BA), o principal destaque fica por conta do SUV Song Plus, um híbrido plug-in flex, configuração inédita fabricada no Brasil até agora. O carro vem com motor 1.5 a combustão que funciona com outro elétrico. Na versão importada, movida apenas a gasolina, são 235 cv e 40,7 kgfm de torque ao todo, somando o que rende os dois motores. Quando virar flex, esses números deverão ficar ainda mais animadores com apenas etanol no tanque.
Ainda no caso da versão apenas a gasolina, trazida da China, segundo dados do Inmetro o SUV médio pode fazer 38,4 km/l na cidade e 28,1 km/l na estrada. E de acordo com dados da fabricante a aceleração de 0 a 100 km/h pode ser feita em 8,5 segundos, com máxima de 170 km/h.
O BYD Song Plus nacional terá entre os principais concorrentes o CAOA Chery Tiggo 8 Plug-in híbrido, que também será fabricado no Brasil e com motor flex. O rival BYD oferece até 317 cv de potência combinada, 56,6 kgfm de torque e autonomia elétrica para 77 km. Além dos 7 lugares, o modelo acelera de 0 a 100 km/h em 6,7 segundos e tem preço sugerido de R$ 239.990, ante R$ 229.990 do Song Plus.
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