BYD Seal: sedã esportivo elétrico de alta voltagem encara os alemães
Com jeito de cupê, modelo da marca chinesa surpreende no desempenho e no conforto no dia a dia
Não é à toa que BYD Seal já circula entre BMW, Audi, Mercedes e Porsche pelas ruas mais badaladas de São Paulo. O designer que traçou as linhas do sedã elétrico com ares de cupê, Wolfgang Egger, passou um tempo desenhando produtos na Alfa Romeo (pense em 8C), Audi e Lamborghini.
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De fato, o BYD Seal (R$ 296.800) tem linhas arrojadas e que fazem jus ao desempenho de esportivo. Então cuidado para não torcer o pescoço da sua mulher com aceleradas repentinas. O carro anda bem, mas exige cuidado nas ruas mal conservadas, não apenas pelas pequeno vão livre do solo (12 cm), mas pelas rodas de aro 19 calçadas em pneus de perfil baixo 235/45R.
Mas antes de pisar no acelerador, vamos dar mais uma olhada no visual. O perfil aerodinâmico resultou em um coeficiente de arrasto (Cx) de apenas 0.22.Também chamam atenção outros detalhes,como sutis protuberâncias no capô e as lanternas traseiras em formato de "gota d água" unidas por uma barra de luz parecem particularmente legais à noite.
Bom fôlego para acelerar
Na traseira, há extratores de ar que mostram que o carro não é de brincadeira quando acelera. E há um curioso logo "3.8S" na tampa do porta-malas, como se fosse mostrar a cilindrada do motor. Mas nada disso. Ele se refere ao tempo que o Seal pode acelerar de 0 a 100 km/h. Ou seja, meros 3,8 segundos. Então, aperte o cinto e lá vamos nós.
Ok, o BYD Seal não é tão rápido quanto um BMW iM40 xDrive, mas é um carro que supreende pela relação entre custo e benefício. Nas curvas, a estabildade supera as expectativas, com tração integral, 530 cv de potência combinada e brutais 60,2 kgfm de torque que lidam bem com os 2.185 kg de peso.
Ponto positivo também para os freios, sendo os dianteiros perfurados e ventilados enquanto os traseiros são ventilados. E a suspensão trabalha bem com braços duplos na frente e multilink na traseira, com amortecedores que se ajustam automaticamente, embora não sejam como os de uma suspensão ativa o tempo todo.
Mas não só de desempenho e estilo vive o BYD Seal. O carro tem vários itens de conforto e segurança. Os bancos são revestidos de couro macio, com costuras aparentes, bem projetados e acolchoados com reforços em todo o assento e bom suporte sob as coxas. Além disso, o console central abriga uma alavanca eletrônica transparente junto com vários botões de atalho e girarórios de rolagem para modos de direção e volume.
Conforto e sofisticação
Há também uma saborosa mistura de acabamentos que combinam bem com o estofamento de couro sintético, incluindo uma quantidade generosa de tecido de camurça no painel e nos painéis das portas, além de metal fumê nas saídas de ar, puxadores das portas e grades dos alto-falantes Dynaudio.
E ainda temos um volante de base plana revestido em couro genuíno para as versões Performance e Premium, que é ao mesmo tempo tátil e bem contornado — do tipo que você pode encontrar em um BMW, por exemplo.
A tela giratória de 15,6 polegas é outro destaque do carro, assim como o bom espaço para os ocupantes do banco traseiro. No entanto, faltaram mais porta-objetos para quem vai na frente, embora existam dois porta-copos de tamanho generoso que sempre podem servir como outro compartimento para coisas diversas.
O espaço do porta-malas é razoável, com apenas 400 litros, mas a abertura parece maior, com pouca dificuldade para acomodar equipamentos maiores. Para espaço extra, seja para uma bolsa pequena ou cabos de carregamento, há uma tampa articulada que abre outros 50 litros de armazenamento.
A autonomia declarada do BYD Seal, já com a correção do Inmetro, é de 372 km e a bateria tem previstos 5 mil ciclos da carga. Com quase 400 km de autonomia, significa rodar mais ou menos 1,5 milhão de quilômetros.
Veredicto
Não é à toa que o BYD Seal está entre os 5 carros elétricos mais vendidos desde o início do ano até o dia 19 de agosto, conforme levantamento feito por AUTOO. Nesse período ele vendeu 2.507 unidades, em quarto lugar, bem na frente do quinto, o Volvo EX30, que ficou com 1.721 unidades e é mais em conta.
Pelo o que oferece, não apenas quando o assunto é desempenho, mas também no que se refere ao conforto, segurança e espaço, o sedã elétrico é um dos modelos com uma das melhores relações entre custo e benefício entre os "veículos ecológicos".
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