BYD Seal foca na esportividade elétrica por menos de R$ 300 mil

Sedã tem 531 cv e chega a 100 km/h em 3,8 segundos; marca vai dar revisões grátis por cinco anos
BYD Seal 2024

BYD Seal 2024 | Imagem: Divulgação

Não dá para dizer que R$ 296.800 é pouco dinheiro para um carro, mas anote esses números: 531 cv e aceleração até 100 km/h em 3,8 segundos. Dificilmente vai achar outro esportivo que faça isso que não o BYD Seal, sedã que chega às lojas nesta semana. Essa é a principal premissa da marca para o lançamento, a esportividade.

A começar pelo desenho. A frente lisa com faróis afilados lembram o Porsche Taycan, mas ganha personalidade com as quatro linhas de LED em cada lado do para-choque. As laterais são mais tradicionais e contam com uma queda suave do teto para lembrar um cupê. As rodas de 19 polegadas e as maçanetas embutidas se destacam.

A traseira tem uma lanterna inteiriça que, quando acesa, forma pontilhados flutuantes. Vale lembrar que a temática marítima está presente em quase todo o carro, a começar pelo nome que significa foca em inglês. A linha Ocean da BYD no Brasil começou com o Dolphin (golfinho).

BYD Seal 2024
BYD Seal 2024
Imagem: Divulgação

Então não estranhe o interior com o painel em formato de ondas interrompidas por uma enorme tela de 15,6 polegadas que pode ficar tanto na horizontal quanto na vertical. A conexão aos sistemas Android Auto e Apple Carplay, no entanto, só é feita via cabo.

Atrás do volante que, com boa vontade, lembra uma andorinha, está o painel de instrumentos em outra tela, dessa vez um pouco menos, 10,2 polegadas.

BYD Seal 2024
BYD Seal 2024
Imagem: Divulgação

O espaço interno é garantido pela distância entre-eixos de 2,92 m. O Seal tem 4,80 m de comprimento e 1,87 m de largura. É maior que um BMW Série 3, por exemplo, que parte de R$ 320.950 e chega a 100 km/h em 7,1 segundos. É nesse consumidor que a BYD quer colocar a pulga atrás da orelha.

Para conquistar o comprador do sedã premium a combustão, a marca chinesa colocou dois motores que somam os 531 cv de potência e 68,3 kgfm de torque. O tempo de 3,8 segundos para chegar a 100 km/h é tão enfatizado que até tem um emblema colado na tampa traseira.

BYD Seal 2024
BYD Seal tem o tempo de aceleração até 100 km/h estampado na traseira: 3,8 segundos
Imagem: Divulgação

E é justo que se orgulhem mesmo. O comprador de BMW que quiser um número parecido vai ter que desembolsar R$ 814.950 e levar o M3 Competition com seu motor de seis cilindros com 510 cv de potência. O esportivo da Série 3 chega aos 100 km/h em 3,9 segundos.

O Seal ainda traz todo o pacote de assistência semi-autônoma como frenagem de emergência —até em marcha a ré—, assistente de permanência em faixa e controle de cruzeiro adaptativo. Também tem oito airbags, sistemas de áudio com 12 alto-falantes, assistente de voz, jogos e internet a bordo.

Siga o AUTOO nas redes: Instagram | LinkedIn | Youtube | Facebook | Twitter

E, claro, uma bateria bastante robusta que faz parte da estrutura do carro, prevendo até a torção da carroceria. Ela forma o assoalho do sedã e tem 82,5 kWh, o que garante 372 km pelo Inmetro, mas a BYD promete que seu sedã roda mais de 500 km com uma carga em ciclo urbano.

Outro bom atrativo é que empresa vai dar garantia de oito anos, independente da quilometragem, para a bateria e revisões gratuitas nos primeiros cinco anos ou 100 mil km de uso do carro.

Fernando Pedroso

Apaixonado por carros desde criança, se formou em jornalismo para trabalhar com automóveis. Realiza esse sonho desde 2006, e participando no AUTOO a partir de 2023