BYD quer ter fábrica no México para vender carros nos EUA

Rival da Tesla, que terá fábrica no Brasil, pretende ainda construir outras duas unidades fora da China
BYD deverá ter nova linha  de montagem no México para expandir ainda mais sua presença nos EUA

BYD deverá ter nova linha de montagem no México para expandir ainda mais sua presença nos EUA | Imagem: Divulgação

Depois de ultrapassar a Tesla como maior fabricante de carros elétricos do mundo, a BYD pretende ampliar sua produção fora da China e uma das suas maiores investidas pode ser no México. Isso porque o país da América do Norte tem livre comércio com os Estados Unidos, principal alvo da marca.

VEJA TAMBÉM:

A BYD deve inaugurar sua fábrica no Brasil neste ano, assim como na Tailândia. O mercado europeu, outro objetivo da gigante chinesa, será abastecido por uma futura unidade de produção na Hungria.

A possibilidade da fábrica do México foi levantada por Zhou Zou, gerente nacional da BYD México, à agência de notícias Nikkei. Segundo o executivo, a empresa já lançou um estudo de viabilidade para uma fábrica mexicana. A BYD já estaria negociando com autoridades governamentais a localização e outros termos para a unidade.

A baixa procura por carros elétricos não preocupa Zou, que lembrou que o mercado de híbridos segue aquecido e a BYD também produz esse tipo de veículos. Além disso, o próprio mercado mexicano é atraente para a empresa.

No geral, 1,36 milhão de veículos foram vendidos no México no ano passado, um aumento de 24% em relação a 2022. Destes, os carros chineses representaram mais de 120 mil unidades, um ganho de 60%, segundo o jornal El Financiero.

De acordo com a agência Nikkei, além da BYD, a Tesla também quer construir uma fábrica em solo mexicano. A Kia é outra empresa que fala em fazer elétricos no país. 

Siga o AUTOO nas redes: WhatsApp | LinkedIn | Youtube | Facebook | Twitter

Fernando Pedroso

Apaixonado por carros desde criança, se formou em jornalismo para trabalhar com automóveis. Realiza esse sonho desde 2006, e participando no AUTOO a partir de 2023