BYD quer 5% do mercado europeu de carros elétricos, diz diretor da marca

Fabricante chinesa terá unidade de produção na Hungria e está apenas começando a atuar na Europa
Logo da BYD no hatch elétrico Dolphin, que foi o modelo do segmento mais vendido em 2023

Logo da BYD no hatch elétrico Dolphin, que foi o modelo do segmento mais vendido em 2023 | Imagem: Divulgação

Durante o lançamento do BYD Mini Dolphin, em São Paulo, o  Diretor de Vendas, Henrique Antunes, nos disse que a BYD pretende atingir 5% de participação no mercado brasileiro (em torno de 120 mil unidades) até o final de 2024. Pois bem, na Europa, o responsável pela operação por lá, Michael Shu, disse ao site Automotive News, que a marca também pretende atingir 5%, mas do mercado europeu de elétricos.

VEJA TAMBÉM:

A marca chinesa vende seus modelos em alguns países europeus desde 2021 e, no ano passado, vendeu 15.644 veículos em toda a Europa. Embora isso seja apenas uma pequena fração dos 3 milhões de EVs e PHEVs que a BYD entregou em todo o mundo no ano passado.  Ainda de acordo com Shu,  “estamos apenas começando nesta região e descobrindo como os europeus respondem à tecnologia, produtos e serviços da BYD”. 

A BYD terá uma nova fábrica na Hungria que terá um papel significativo na sua expansão local, proporcionando entregas mais rápidas e conquistando mais confiança entre os consumidores. " Só utilizaremos a nossa tecnologia avançada da China quando começarmos a construir aqui, mas o trabalho será feito numa fábrica local, utilizando mão-de-obra local e uma cadeia de abastecimento localizada", disse Shu. 

Nova fábrica na Europa

Linha da montagem da BYD
Linha da montagem da BYD, de onde saem modelos como o SUV elétrico Yuan Plus
Imagem: Divulgação

A fábrica húngara terá inicialmente capacidade para fabricar 150.000 veículos anualmente, mas esta capacidade será posteriormente duplicada para 300.000. Shu acrescentou que os modelos da marca continuarão a ser vendidos por meio de concessionários parceiros, pois não considera que se tornar totalmente digital seja o caminho a seguir, observando que “é preciso ter consciência no mercado e na rua, vendo carros em concessionários físicos”.

A BYD teve recentemente uma grande presença no Salão de Genebra (Suíça) e trouxe modelos das suas marcas premium Denza e YangWang. Ainda não foi tomada uma decisão final sobre o lançamento ou não destas marcas na Europa, embora Shu tenha mencionado que os clientes europeus gostam de história. 

Siga o AUTOO nas redes: WhatsApp | LinkedIn | Youtube | Facebook | Twitter

Carlos Guimarães

Jornalista há mais de 20 anos, já acelerou várias novidades, mas não dispensa seu clássico no final de semana