BYD mostra motor híbrido flex a Lula e confirma Song Pro nacional
Presidente também pôde conhecer o U8, SUV que gira sobre seu próprio eixo e pode flutuar
O presidente da República Luiz Inácio Lula da Silva recebeu no Palácio do Planalto nesta segunda-feira (2) executivos da BYD, que mostraram ao mandatário o motor híbrido flex que vai equipar o Song Pro, SUV híbrido que será o primeiro carro fabricado pela marca em Camaçari (BA).
Receba notícias quentes sobre carros em seu WhatsApp! Clique no link e siga o Canal do AUTOO.
Segundo a BYD, o projeto contou com a colaboração de mais de 100 engenheiros chineses e brasileiros. A vice-presidente executiva global e CEO da BYD nas Américas e Europa, Stella Li, disse que a fábrica vai gerar 20 mil empregos, sendo 10 mil deles já em 2025.
VEJA TAMBÉM:
Após a reunião, o presidente Lula foi apresentado ao U8, SUV grande que a marca trouxe para exibição. Um dos maiores diferenciais do veículo é sua capacidade de navegar por até 30 minutos, graças ao seu sistema de flutuação de emergência, que permite que o carro continue funcionando mesmo em locais alagados. Ele também pode girar sobre seu próprio eixo.
Fábrica na Bahia
A marca confirmou que o Song Pro será o primeiro nacional a ser equipado com o motor híbrido flex, mas isso deve acontecer somente no segundo semestre do ano que vem. A fábrica vai iniciar sua produção em março de 2025 no regime CKD, que é quando somente a montagem é feita no local.
O Song Pro vai utilizar o motor 1.5 flex atrelado a um elétrico. Atualmente, movido só a gasolina, o carro tem 98 cv e 12,4 kgfm, mas certamente ele será mais potente quando começar a aceitar o uso do etanol.