BYD Dolphin Mini supera Cronos e Kardian e cola no Onix Plus em fevereiro

Com avanço nas vendas de modelos eletrificados, hatch da marca chinesa ainda ganha espaço no mercado
BYD Dolphin Mini

BYD Dolphin Mini | Imagem: Divulgação

No mês em que as vendas de eletrificados tiveram um aumento de 54,2% na comparação com fevereiro de 2024, de acordo com dados da consultoria Bright Consulting, o BYD Dolphin Mini pula na frente de Fiat Cronos e de Renault Kardian e ainda fica colado no Chevrolet Onix Plus, pelo ranking AUTOO, com base nos números do Renavam (Registro Nacional de Veículos Automotores).

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O BYD Dolphin Mini teve 2.399 unidades vendidas em fevereiro, o que foi suficiente para ficar na frente de modelos de tradicionais do mercado, como o Fiat Cronos (2.101) e do Renault Kardian (1.903). Surpreendente também foi ter ficado bem próximo do Chevrolet Onix Plus (2.503), com apenas 104 unidades de diferença.

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Tudo bem que a situação do Onix Plus está complicada no momento. Isso porque a linha produção está paralisada desde de 17 de fevereiro e ficará assim até 7 de março, de acordo com comunicado da fabricante. Depois disso, haverá outra interrupção a partir de 22 de abril, por 70 dias, para preparar para chegada da versão renovada. 

Fiat Fastback fica em terceiro entre os eletrificados

Fiat Fastback 2025
Fiat Fastback 2025 fabricado no Brasil também aparece entre os eletrificados mais vendidos de fevereiro de 2025
Imagem: Divulgação

Em fevereiro de 2025, a participação dos eletrificados totalizou 15.920 emplacamentos, representando 9,2% das vendas, com uma leve queda de 1,8% em relação a janeiro (16.215 unidades), ainda conforme o balanço da Bright Consulting. 

Segundo a mesma fonte, os modelos 100% elétricos, como o Dolphin Mini, ficaram com 28,8% do total vendido de modelos eletrificados, seguidos pelo híbridos plug-in (35%) e dos híbridos leves e completos (36,1%). O subcompacto da BYD foi o modelo mais vendido entre os que tem algum tipo de eletrificação, com o SUV médio híbrido Song Pro (1.842) em segundo lugar e o Fiat Fastback híbrido leve (1.104) em terceiro.

Outro dado interessante é que as marcas chinesas tiveram 7,8% das vendas em fevereiro, uma leve queda frente aos 8,8% registrados em janeiro. Para se antecipar antes do novo aumento na alíquota de importação, que passará dos 25% atuais para 30% em julho, chegando a 35% a partir de julho de 2026, a BYD trouxe ao Brasil mais um navio com 5,5 mil veículos. 

Com o início da produção no Brasil, a BYD e outras fabricantes chinesas ficarão livre das alíquotas. Porém, no caso da BYD, houve mais um atraso para o início da montagem na fábrica que está sendo preparada em Camaçari (BA), onde ficava a Ford.

Agora, a linha de montagem deve começar a funcionar apenas no segundo semestre. E o primeiro carro da marca as ser montado em regime de CKD (Completely Knocked down), ou completamente desmontado, será o SUV médio Song Plus

Além dele do Song Plus, estão confirmados para o Brasil, o subcompacto 100% elétrico Dolphin, seu irmão maior, o Dolphin, e o SUV 100% elétrico Yuan Plus. E assim continuará a saga das marcas chinesas no Brasil, onde GWM, GAC e outras devem avançar.

Carlos Guimarães

Jornalista há mais de 20 anos, já acelerou várias novidades, mas não dispensa seu clássico no final de semana