Buscas por carros de marcas chinesas disparam em dois anos; veja ranking
Levantamento revela que a procura por modelos de fabricantes da China subiu bastante entre 2021 e 2023
As buscas por carros de marcas chinesas dispararam 220% de 2021 para 2023, conforme levantamento do site Webmotors. De acordo com a mesma fonte, no ranking dos modelos mais pesquisados em março deste ano, o Caoa Chery Tiggo 7 Pro aparece em primeiro lugar, seguido pelo Tiggo 5X e do BYD Dolphin, o terceiro colocado.
VEJA TAMBÉM:
- Além de BYD, GWM e Caoa Chery quais marcas chinesas podem fazer sucesso no Brasil?
- Seres e Omoda: chinesas preparam lançamentos para o Brasil
Esse grande aumento na procura por modelos da marca chinesas tem ligação com a curiosidade e a maior aceitação pelos modelos chineses e do crescimento das vendas de carros eletrificados, que são os elétricos e híbridos.
A chegada de novas marcas chinesas ao Brasil, entre as quais a GWM e a BYD, também tem contribuído com esse aumento significativo do interesse do público. Também não é à toa que a participação de veículos eletrificados passou de 1,8% do mercado em 2021 para 4,3% em 2023 e no primeiro bimestre de 2024 já está em 7,3%, conforme dados da Anfavea (Associação Nacional dos Fabricantes de Veículos Automotores).
Chineses vão ganhando espaço no Brasil
Ainda conforme dados da entidade, a participação nas vendas de modelos importados no mercado brasileiro vem aumentando nos últimos meses e está em cerca de 20% atualmente, uma vez que a produção no Brasil de algumas fabricantes chinesas ainda não começou, como é o caso da BYD, que vai começar a produzir em Camaçari (BA) entre o fim deste ano e o início de 2025. Além disso, as importações da China representam 25%, mais que as do México (11%) e de outros países.
A GMW vai iniciar a produção na mesma época da rival. Ambas, tanto a BYD quanto a GWM tem vendido bem modelos que ainda são importados, como é o caso da dupla Dolphin e Mini Dolphin, além do SUV Haval H6, que deverá ser o escolhido para estrear a fábrica da GWM em Iracemápolis (SP), onde ficava a Mercedes-Benz.
No caso da Caoa Chery, a fábrica em Anápolis (GO), recebeu R$ 3 bilhões em investimentos para ter aumento na produção de modelos como o Tiggo 5X em 150%, gerando em torno de 800 novos empregos. Confira abaixo como ficou o ranking dos modelos de marcas chinesas mais procurados no site Webmotors.
1. Caoa Chery Tiggo 7 Pro
2. Caoa Chery Tiggo 5x
3. BYD Dolphin
4. BYD Song Plus
5. Caoa Chery Tiggo 7
6. BYD Seal
7. BYD Dolphin Mini
8. Caoa Chery Tiggo 5X
9. GWM Ora 03
10.Caoa Chery Tiggo 8
Siga o AUTOO nas redes: WhatsApp | LinkedIn | Youtube | Facebook | Twitter