Buracos nas vias brasileiras: entenda as causas e soluções
Professor de engenharia civil explica como um dos principais problemas viários do Brasil pode ser evitado
Os buracos nas vias brasileiras têm sido um problema recorrente que afeta não apenas a mobilidade. O professor de Engenharia Civil da FEI (Fundação Educacional Inaciana), Felipe Cava, abordou as causas desses buracos e explicou que sua prevenção está ligada a três etapas cruciais: o dimensionamento dos pavimentos, a escolha adequada dos materiais e a execução de qualidade.
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Segundo Cava, o dimensionamento é fundamental para garantir que a estrutura do pavimento seja suficiente para suportar o volume de tráfego. A escolha dos materiais deve estar alinhada com as especificações do projeto, definidas durante a fase de dimensionamento.
A execução deve ser realizada com equipamentos compatíveis com o projeto, com um controle tecnológico rigoroso para atender às especificações. Qualquer negligência em uma dessas etapas pode levar a falhas prematuras no pavimento, resultando em trincas, afundamentos e buracos.
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Além das três etapas mencionadas, o professor enfatiza a importância do monitoramento e da manutenção para prolongar a vida útil dos pavimentos. "a execução deve ser realizada com equipamentos de porte compatível com o projeto, além é claro de um bom controle tecnológico para que as especificações de projeto sejam atendidas. A negligência em uma dessas etapas acarretará uma falha prematura do pavimento e, consequentemente, o aparecimento de trincas, afundamentos e buracos.”
O termo "asfalto" engloba uma mistura asfáltica de ligantes e agregados. Existem ligantes convencionais e modificados por polímeros ou borracha de pneu moído, que oferecem melhor desempenho. A escolha dos tamanhos dos agregados também é crucial tambpem é crucual para o resultado final.
Por fim, é importante destacar que cada local deve receber uma mistura asfáltica personalizada com base na intensidade do tráfego, na espessura necessária e nas condições climáticas da região. Avenidas movimentadas precisam de misturas distintas em comparação com ruas de menor tráfego.