Bugatti EB110 SS de R$ 15 milhões e outros supercarros vão a leilão
Evento organizado pela tradicional Sotheby´s terá raridades exóticas dos anos 80 e 90
No próximo dia 16 de agosto, a tradicional casa de leilões de luxo, a Sotheby´s, vai promover um leilão de supercarros exóticos dos anos 80 e 90, como parte das festividades do Monterey Car Week, na Califórnia (EUA), entre os dias 9 e 18 de agosto. Entre as raridades, está um dos sete protótipos do Bugatti EB110 SS, que pode ser arrematado por até US$ 2,8 milhões, o que equivale a cerca de R$ 15 milhões.
VEJA TAMBÉM:
- Ferrari California deve passar de R$ 100 milhões em leilão e bater recorde
- Bugatti revela novo Tourbillon, supercarro híbrido de R$ 22 milhões; veja vídeo
Trata-se da chamada Turbollection, que conta com 8 superesportivos bem raros dos anos 80, além do Bugatti, que em maio de 1993, no circuito de Nardo, na Itália, atingiu 351 km/h e se tornou um dos carros produzidos em série mais velozes do mundo. Foi apresentado em Tóquio e vendido pela primeira vez para o piloto japonês Sokichi Shikiba.
Este protótipo do EB110S vem com motor V12, sobrealimentado por quatro turbos e funciona em conjunto com câmbio manual de seis marchas. Tem apenas 12.557 km rodados e vários detalhes interessantes, como a estrutura de fibra de carbono feita pela empresa aeroespacial francesa Aérospatiale.
Porsche 959 "Vorserie" também está na lista
Imagem: Reprodução/ Sotheby´s
Entre os 8 supercarros que serão leiloados também merece destaque o Porsche 959 "Vorserie". É um dos cinco protótipos sobreviventes da série V 959 e o primeiro registrado em nome de Ferdinand Piëch (neto de um dos fundadores da Porsche) e mantido por ele até 1987.
Esta rara versão do Porsche 959 vem com vários itens avançados para meados dos anos 80, como turbocompressores de geometria variável, suspensão ajustável de última geração, tração nas quatro rodas inteligente, painéis de carroceria de Kevlar e rodas leves de magnésio, estabelecendo um novo padrão no desenvolvimento de supercarros.
Um terceiro destaque fica por conta do Cizeta V16T, um dos 9 exemplares que foram fabricados, com motor de 16 cilindros, projetado por Marcello Gandini, famoso por ter sido o pai do Lamborghini Miura dos anos 60. O Cizeta V16T é uma máquina raramente vista, mas incrivelmente interessante, que ainda continua sendo um dos poucos carros de produção de dezesseis cilindros do pós-guerra.
Imagem: Reprodução/ Sotheby´s
Siga o AUTOO nas redes: WhatsApp | LinkedIn | Youtube | Facebook | Twitter