Briga pela liderança em vendas no mundo está acirrada

Toyota retoma a liderança em ranking global, com um crescimento significativo da aliança Renault-Nissan
Toyota Camry 2018

Toyota Camry 2018 | Imagem: Divulgação

Posição muito almejada pelo grupo Volkswagen, o posto de primeiro colocado no ranking de vendas global está cada vez mais indefinido nos últimos meses. No levantamento encerrado em agosto pela empresa especializada em dados do setor automotivo mundial Focus2move, os japoneses da Toyota assumiram novamente a dianteira, ultrapassando o grupo Volkswagen.

De acordo com a Focus2move, a luta para alcançar a liderança no ranking global é disputada a ferro e fogo pela Toyota e o grupo Volkswagen nos últimos cinco anos, sendo que nenhuma consegue abrir uma vantagem muito grande sobre a outra. A Toyota, de qualquer forma, leva uma ligeira vantagem ao somar três anos na liderança conta dois do grupo Volkswagen no período. No acumulado deste ano, a Toyota colocou nas ruas em todo o planeta 6.798.980 unidades contra 6.707.312 do grupo Volkswagen, destacando que os dados em questão consideram o volume de automóveis de passeio e comerciais leves emplacados, não contabilizando caminhões, ônibus e demais veículos utilitários.

Quem aparece de uma forma discreta querendo incomodar a batalha de alemães e japoneses é a aliança Renault-Nissan. No acumulado, a parceria franco-japonesa somou 6.651.597 unidades vendidas, portanto muito próximo do grupo Volkswagen.

O que seguramente tornou-se relevante para a Renault-Nissan foi a aquisição do braco automotivo da Mitsubishi em outubro do ano passado. O negócio de US$ 2,3 bilhões permitiu à aliança Renault-Nissan assumir uma boa parte do controle acionário da Mitsubishi, inclusive colocando seu CEO, Carlos Ghosn, para comandar a marca e recuperá-la de um escândalo de emissões que foi descoberto no Japão. Caberá a Ghosn colocar a Mitsubishi nos eixos e implantar novas diretrizes para os caminhos da empresa no médio e longo prazos.

Logo depois do trio formado por Toyota, grupo Volkswagen e a aliança Renault-Nissan, a General Motors aparece isolada na quarta posição, contabilizando 5.097.413 unidades vendidas ao redor do mundo.

Por fim, na quinta posição, o grupo sul-coreano Hyundai-Kia registra 4.623.373 emplacamentos no acumulado, também ocupando com relativo conforto este lugar no ranking.

César Tizo

O "Guru dos Carros", César Tizo se juntou ao time este ano e está à frente dos portais AUTOO e MOTOO. É o expert em aconselhar a compra de automóveis