Brasil está perdendo projetos para Índia
Impostos excessivos e alto custo de mão-de-obra impedem a criação de novos carros no país, aponta consultoria especializada
A Índia superou o Brasil no que diz respeito aos projetos de novos automóveis. É o que aponta a consultoria Roland Berger, especialista em estratégias para indústrias. Segundo estudo da entidade, o país asiático se tornou um novo polo de desenvolvimento por conta de seus impostos mais brandos e o baixo custo de mão-de-obra local, além do maior potencial de crescimento na região, cujo mercado já superou e brasileiro e figura na 5° posição mundial, conforme contagem da Jato Dynamics.
Isso significa que novos carros serão primeiro desenvolvidos e lançados na Índia, para então somente mais adiante chegarem ao consumidor brasileiro, quando normalmente deveria acontecer o contrário, devido a maior influência global do Brasil. Honda e Toyota, por exemplo, são os principais exemplo desse êxodo. A primeira testou no país o Brio, compacto que desembarca por aqui apenas em 2013, enquanto a outra marca japonesa desenvolveu o sedã popular Etios em testes por ruas e estradas indianas. Por aqui, o modelo também chega dentro de dois anos.