Brasil deverá ter cerca de 80 mil eletropostos até 2023, dizem estimativas
Primeiro semestre de 2023 registra mais de 20 mil emplacamentos; setor segue impulsionado por novas fábricas nacionais
O mundo automobilístico está passando por grandes mudanças e, com o avanço da tecnologia, inovações chegam ao mercado e contribuem para a ampliação do setor de automóveis elétricos, algo que terá impacto positivo principalmente na sustentabilidade. Só no ano passado, foram mais de 30 mil automóveis dessa categoria vendidos, o que representa um crescimento de 41%. A maior fabricante é a China, que produziu em média 711 mil veículos elétricos só em 2022, tendo um aumento de 52%.
Ricardo David, sócio-diretor da Elev, empresa especializada em soluções para eletromobilidade, afirma: "Estamos vendo um crescimento cada vez maior do segmento no Brasil e um dos pontos primordiais para esse significativo aumento está atrelado a novos investimentos. Além disso, a chegada de mais concorrentes no mercado nacional, como a BYD, tem gerado um efeito dominó nos preços, que ficam mais acessíveis aos consumidores”.
VEJA TAMBÉM:
- Afinal, Brasil precisa ou não de carros elétricos?
- Veja os carros elétricos à venda no Brasil que vão mais longe com uma carga
Cada vez mais como uma grande potência elétrica, a China não produz apenas veículos elétricos, como também pontos de recargas, baterias e, recentemente, anunciou a criação da fábrica em Camaçari,na região metropolitana de Salvador (BA). O Brasil possui uma instalação de aproximadamente 3 mil eletropostos públicos ou semipúblicos, e especialistas apontam que, com o aumento de veículos deste tipo no país, o número de postos de recargas também irá aumentar.
“Com uma demanda maior de proprietários de carros elétricos, temos alguns paradigmas que precisam ser enfrentados, como é o caso da necessidade de ampliação dos eletropostos públicos e semipúblicos e a facilitação para consumidores encontrarem pontos de recarga”, defende David.
Até o ano de 2030, a estimativa é que o Brasil tenha mais de 80 mil eletropostos instalados, com uma variedade estimada em mil empresas diversas. “A variedade de empresas permite ao consumidor escolher o melhor custo benefício, além das diversas opções de marcas”, defende o executivo da Elev. Dentre as soluções encontradas para os proprietários estão aplicativos, como o da Elev, em que é possível localizar o posto de recarga mais próximo, independente da marca.
Siga o AUTOO nas redes: Instagram | LinkedIn | Youtube | Facebook | Twitter