Branco segue a cor mais popular entre veículos ao redor do mundo
Relatório da Basf aponta para maior diversidade de cores nos automóveis em 2020
Tradicional fornecedora de pigmentos automotivos, a alemã BASF divulgou nesta segunda-feira (11) seu Relatório de Cores para Tintas Automotivas com base na produção global e aplicação de tintas por parte das montadoras em veículos leves ao longo de 2020.
De acordo com o levantamento, os dados apontam para uma produção total de veículos menor comparado com os anos anteriores, incluindo o período em que as montadoras tiveram que fechar devido à Covid-19.
Diversas tonalidades, como o azul e o amarelo, ganharam vantagem em algumas regiões no ano passado, enquanto o vermelho e o violeta conquistaram mais espaço entre as cores acromáticas em outras partes do mundo. Essa expansão tornou o espectro geral mais amplo do que em 2019 e adicionou brilho.
Ainda segundo a Divisão de Tintas da BASF, apesar da mudança constatada em 2020, cores acromáticas como branco, preto, prateado e cinza seguiram um padrão similar visto em outros anos, cobrindo a maioria dos veículos produzidos. Como em anos anteriores, o branco ainda é o mais popular entre os veículos em todo o mundo, detalha a empresa. A cor “tem uma beleza clássica, atemporal, além uma conexão tanto com o ambiente como com a alta tecnologia”, explica a BASF.
Sul-americanos seguem conservadores
Em sua análise para América do Sul, o relatório da empresa alemã pontua que os consumidores “tendem a ser mais conservadores” na hora de escolher a cor para seu automóvel. "As tendências que são populares em outras partes do mundo acontecem de forma mais lenta na América do Sul. Embora este seja um continente com muitos aspectos coloridos em sua cultura, as pessoas tendem a ser mais conservadoras com seus carros", analisa Marcos Fernandes, diretor regional da Divisão de Tintas Automotivas da América do Sul.
Historicamente, os consumidores da América do Sul escolhem cores mais tradicionais e menos chamativas. Como em outras regiões, o branco é, de longe, o favorito, abrangendo cerca de 39% dos veículos. A popularidade do cinza e do prateado é maior comparada a outras regiões, com 18% para cada um. O preto tem a menor preferência, com 12%. Ao todo, as cores acromáticas comandam uma participação de 87%.
Ao contrário de outras regiões, o vermelho se destaca como a principal cor cromática, com mais de 9% de participação. Diversas tonalidades de azul são importantes no mundo todo, enquanto na América do Sul a cor representa apenas 2% do mercado. O laranja é a novidade por aqui, o marrom continua firme e o bege praticamente desapareceu.
Cores ao redor do mundo
Olhando para o restante do mundo, no bloco composto por Europa, Oriente Médio e África (EMEA) segue o movimento global de cores cromáticas. Em 2020, cerca de 11% dos novos veículos comercializados nesses mercados foram pintados de azul, o que torna a cor cromática mais popular. O violeta é novo no mercado, que se junta ao grupo diversificado. Outras cores cromáticas também estão ganhando popularidade, especialmente nos SUVs menores, à medida que o seu segmento de mercado cresce.
Uma curiosidade é que as fabricantes usaram mais de 160 tonalidades diferentes de azul em 2020 nos veículos vendidos na região EMEA. O cinza ficou em segundo lugar, com 140 tonalidades. Ambos os espaços de cor eram mais diversificados do que o branco, que tinha apenas 70 tonalidades distintas.
Assim, como na América do Sul, o branco também domina na região EMEA, com 28% do mercado, seguido do cinza e do preto.
Na América do Norte, por sua vez, o azul se tornou mais popular, ultrapassando o vermelho, enquanto o bege e o marrom saíram da lista. Isso torna o verde a única outra cor cromática em números significativos de veículos na região.
As tonalidades de azul são vistas como mais elegantes, e os compradores que podem ter escolhido o bege ou o marrom no passado têm mudado para o azul ou cinza. Os designers da BASF previram isso. Já em 2016, descreveram o azul como "uma cor importante para a indústria automotiva que conquistará parte do mercado nos próximos anos". Os designers automotivos, muitas vezes, possuem a perspectiva de 3 a 4 anos à frente quando desenvolvem as cores e o mercado tem funcionado exatamente como previsto.
Por fim, na região Ásia-Pacífico, que possui o maior volume de produção automotiva do mundo, o branco ainda é a cor mais popular na região, abrangendo cerca de 48% dos veículos produzidos. O preto e o cinza continuam crescendo, seguindo uma tendência de três anos que consome a predominância do branco.
Embora os números totais não sejam enormes, o marrom, o verde e o violeta são todos consistentes na popularidade das cores. Vai demorar muito até que eles superem o branco como o mais popular. Contudo, por enquanto, eles contribuem para a enorme diversidade de cores na Ásia-Pacífico.
"As pessoas na Ásia-Pacífico gostam muito de escolher cores para os seus veículos. As cores são muito humanas, flexíveis e livres, mostrando a diversidade da região e do seu povo", explica Chiharu Matsuhara, chefe de design da empresa para a região.