Bom ficarmos de olho: Duster ganha motor 1.0 turbo na Europa
Propulsor tricilíndrico entra no lugar do 1.6 e entrega 100 cv de potência
Enquanto por aqui ainda precisamos aguardar a virada do ano para recebermos as atualizações do Renault Duster, na Europa o modelo recebeu uma novidade bem interessante.
O Dacia Duster fabricado na Romênia para os mercados locais deixa de utilizar o motor 1.6 (chamado de SCe 115 por lá) e passa a adotar um eficiente 1.0 com 3 cilindros turbo no lugar, no caso o propulsor TCe 100.
Como o nome sinaliza, o novo motor entrega 100 cv de potência e cerca de 16 kgfm de torque, trabalhando exclusivamente com uma caixa manual de 5 marchas. Com o propulsor 1.0 TCe, o Duster ficou um pouco mais lento em relação ao modelo equipado com o propulsor 1.6 SCe, porém a Renault explica que o motor 1.0 turbo oferece melhores respostas graças ao fato de que o torque máximo é atingido na faixa das 2.750 rpm, enquanto no 1.6 SCe a força total do motor era oferecida na faixa de 4.000 rpm. Além disso, o 1.0 TCe entrega muito mais eficiência energética.
De acordo com testes da fabricante, o novo Duster 1.0 turbo acelera de 0 a 100 km/h em 12,5 segundos, tempo não muito distante dos 11,9 segundos do Duster 1.6 oferecido até então. Uma das grandes vantagens do propulsor 1.0 TCe reside no consumo, que fica na casa de 18,1 km/l de acordo com o novo ciclo padrão europeu. A emissão de CO2, por sua vez, é 18% menor em relação ao motor 1.6.
Aqui no Brasil, é muito provável que o novo Duster chegue ao mercado no primeiro semestre de 2020 com motor 1.6 16V e opções de câmbio manual e automático CVT, como ocorre atualmente. O grande destaque do modelo poderá ser a inclusão, no segundo semestre do ano que vez, do motor 1.3 TCe nacional. Equipado com turbo e injeção direta, ele deverá entregar potência na casa de 170 cv e torque por volta de 25 kgfm, o que deverá conferir ao modelo muito mais desempenho e eficiência.