BMW X5: início da produção do primeiro híbrido plug-in fabricado no Brasil

Em novembro, o ritmo diário de vendas de veículos híbridos e eletrificados alcançou o recorde do ano
A planta de Araquari já produziu mais de 100 mil veículos

A planta de Araquari já produziu mais de 100 mil veículos | Imagem: Divulgação

A BMW inicia a produção do X5 híbrido plug-in na planta de Araquari (SC), que completou 10 anos em 2024. A planta já produziu mais de 100 mil veículos e é responsável também pela fabricação dos modelos Série 3 e X1.

VEJA TAMBÉM:

O modelo, que combina um motor a combustão de seis cilindros com um motor elétrico, oferece potência combinada de 489 cv e torque de aproximadamente 70 kgfm. Sua bateria permite uma autonomia de até 79 km em modo totalmente elétrico.

Receba notícias quentes sobre carros em seu WhatsApp! Clique no link e siga o Canal do AUTOO.

Integrado ao câmbio automático Steptronic Sport, de oito marchas, o motor elétrico utiliza um novo sistema pré-engrenagem. O BMW X5 xDrive50e acelera de 0 a 100 km/h em 4,8 segundos.

A dianteira conta com faróis afilados e a grade de duplo rim, agora iluminada pelo sistema BMW Iconic Glow. O interior é equipado com o BMW Curved Display, uma tela de 12,3 polegadas para informações do motorista e uma central multimídia de 14,9 polegadas. 

A decisão de produzir o X5 no Brasil está alinhada ao crescimento da participação de veículos eletrificados no mercado nacional. Em 2024, 25% das vendas de BMW no país foram de modelos híbridos ou elétricos.  

Em paralelo, a BMW anunciou recentemente um investimento de R$ 1,1 bilhão no Brasil entre 2025 e 2028, voltado à produção de novos modelos e desenvolvimento de tecnologias locais.

Avanço dos híbridos no mercado brasileiro

Novos híbridos flex vão invadir o mercado brasileiro nos próximos anos, ameaçando os 100 elétricos
Novos híbridos flex vão invadir o mercado brasileiro nos próximos anos, ameaçando os 100 elétricos
Imagem: Reprodução/ Shutterstock

O mercado automotivo brasileiro tem mostrado um crescimento nas vendas de veículos híbridos e eletrificados em 2024. Em novembro, o ritmo diário de vendas alcançou um recorde de 12.674 emplacamentos por dia, marcando o maior ritmo do ano.

Dados da Bright Consulting indicam que essse desempenho resultou em 240.811 emplacamentos no mês, um aumento de 20,1% em relação a novembro de 2023.

Destaque para os híbridos plug-in e leves

Os híbridos plug-in (PHEV) registraram 4.072 emplacamentos, correspondendo a 24% do total de veículos eletrificados. O mercado de híbridos leves (MHEV) também apresentou um crescimento, aumentando de 0,6% para 0,9% entre janeiro e novembro de 2024.c

Entre os PHEV, a BYD lidera com 64,3% das vendas, seguida pela Great Wall com 20,6% e a Volvo com 5,5%. No segmento de híbridos leves e completos (MHEV/HEV), a Toyota lidera com 30%, seguida pela Fiat com 25% e a Great Wall com 14%.

Modelos em destaque

Dentre os modelos mais vendidos por tipo de propulsão eletrificada, destacam-se:

  • BEV (Veículos Elétricos a Bateria): Dolphin Mini (2.294 unidades).
  • PHEV (Híbridos Plug-In): Song Pro (2.084 unidades).
  • MHEV (Híbridos Leves): Fastback (730 unidades), lançado recentemente.
  • HEV (Híbridos Completos): Corolla Cross (1.008 unidades).

São Paulo lidera o mercado com 27,6% de participação, seguido por Minas Gerais com 24,7%. As vendas diretas, representando 51,81% do total em novembro.

 

Stephanie Gomes

Estudante do 2º ano de comunicação, Stephanie escolheu a profissão por acreditar no poder transformador do jornalismo.