BMW X5 ganhará versão movida a hidrogênio em 2022

Novidade foi mostrada como conceito no Salão de Frankfurt de 2019
Acima o conceito BMW i Hydrogen NEXT: versão do X5 movido a célula de combustível

Acima o conceito BMW i Hydrogen NEXT: versão do X5 movido a célula de combustível | Imagem: Divulgação

A BMW confirmou que tem planos de lançar uma versão de produção do conceito i Hydrogen NEXT, protótipo apresentado no Salão de Frankfurt (ALE) no ano passado e que será movido a hidrogênio. Para quem não lembra do conceito, trata-se de um BMW X5 que usará a tecnologia de célula de combustível para gerar eletricidade ao propulsor. 

De acordo com a marca, a novidade deve começar a chegar nas ruas a partir de 2022 na Europa, mas será vendido em pequenas quantidades devido à complexidade e preço desse tipo de tecnologia. O mais importante é que a propulsão por hidrogênio estará disponível ainda na atual geração do utilitário esportivo médio-grande da BMW.

O propulsor elétrico deverá vir do futuro iX3, versão elétrica do SUV da marca bávara. No futuro SUV em questão, o modelo é 100% movido por eletricidade armazenada em um conjunto de baterias de 74 kWh, o suficiente para entregar uma autonomia estimada pela BMW de 440 km, enquanto o motor em si entrega 286 cv de potência.

Sistema de propulsão baseado em célula de combustível a hidrogênio: parceria entre BMW e Toyota
Sistema de propulsão baseado em célula de combustível a hidrogênio: parceria entre BMW e Toyota
Imagem: Divulgação

Nos carros movidos pelo sistema de célula de combustível por hidrogênio, o gás entra em reação química com o oxigênio atmosférico, o que gera eletricidade para o motor e água como subproduto pelo escape. O conjunto que equipará esse novo X5 a hidrogênio foi desenvolvido em parceria com a Toyota e deve entregar cerca de 170 cv de potência.

De acordo com a BMW, a grande vantagem do veículo a hidrogênio está no tempo de reabastecimento. Os movidos exclusivamente a bateria demandam elevados tempos de recarga, enquanto aqueles que geram corrente elétrica por meio do sistema de célula de combustível são abastecidos com hidrogênio armazenado em alta pressão, o que faria o tempo de reabastecimento dos tanques ser similar ao de um carro movido a combustível líquido.

 

Recomendados por AUTOO

Youtube
Fiat Fastback Abarth

Fiat Fastback Abarth

SUV Cupê tem veneno na medida certa
Aviação
Áustria terá ajuda da Holanda para comprar seus Embraer KC-390

Áustria terá ajuda da Holanda para comprar seus Embraer KC-390

Rival do Hercules deve chegar ao país da Europa em 2027
MOTOO
Veja os preços da nova Zontes 350!

Veja os preços da nova Zontes 350!

Novas T350, T350x, R350 e V350 aparecem em site da empresa