BMW vai oferecer rodas de carbono
Componentes feitos com a fibra sintética deverão ser oferecidos em dois anos
O homem inventou a roda há cerca de 6 mil anos e vem aperfeiçoando-a desde então. Após serem utilizadas por milênios nos mais diversos meios de transporte, quando os primeiros carros foram criados, em meados de 1870, foram sobre tais componentes que eles tocaram o solo. Na época, as rodas eram feitas em materiais como madeira e couro.
Agora, a BMW quer levar às rodas ao século XXI. Para isso, a companhia alemã afirmou que alguns modelos de seus carros sairão de fábrica com rodas feitas inteiramente em fibra de carbono, isso ainda em 2016.
Combinando alta resistência ao mesmo tempo em que deixa as rodas mais leves quando comparados a modelos feitos em materiais convencionais, as rodas em fibra de carbono já estão presentes em alguns superesportivos, como o Koenigsegg ou o Bugatti Veyron. Algumas preparadoras de supercarros, como as alemãs Carlsson e a Mansory, também já vendem rodas com o material para quem quiser incrementar seu veículo.
Segundo a BMW, as novas rodas são 35% mais leves do que quando feitas em alumínio forjado. A fabricante ainda apresentou um segundo modelo, que combina a fibra sintética com alumínio, resultando em uma economia de 25% no peso.
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A companhia alemã também quer introduzir o material em outros componentes dos carros, como em volantes e em estruturas de painéis.
Segundo o gerente de construção da BMW, Franz Storkenmaier, no desenvolvimento do i3 e do i8 a fibra de carbono foi um material bastante abordado. Desta maneira, houve um barateamento nos custos do material a ponto deles conseguirem introduzir componentes feitos com a fibra sintética em carros não tão caros assim e até criar peças apenas utilizando as “sobras” do material.
A BMW não confirmou quais serão os primeiros modelos a terem a tecnologia, mas ao que tudo indica serão aqueles com a letra “M” no final do nome, os mais esportivos da marca.