BMW Série 3 híbrido chega ao Brasil em abril
Versão ecológica usa mesmo motor do 335i e deve custar mais de R$ 300 mil
O BMW Active Hybrid 3 deve chegar às concessionárias brasileiras em abril, segundo a assessoria da marca alemã. Além do motor elétrico de 40 cv, há sob o capô um 3.0 biturbo seis cilindros de 300 cv. Em termos práticos, o modelo é um 335i híbrido, já que ambos utilizam a mesma motorização.
As baterias de íon de lítio que alimentam o motor elétrico ficam alojadas na parte traseira do carro (sob o porta-malas). A recarga é efetuada pelo bloco a explosão e os freios regenerativos, que aproveitam a energia cinética gerada nas frenagens. Segundo a BMW, o consumo médio do ActiveHybrid 3 é de 16,9 km/litro, razoável para um híbrido, mas ganha (muito) se compararado a alguns carros pupulares nacionais. Caso acabe a gasolina, a carga das baterias garantem apenas 4 km de autonomia com a velocidade máxima de 70 km/h.
Na Europa, o Active Hybrid 3 custa € 39.800, aproximadamente € 3 mil a menos que o 335i, graças à política de incentivo dos europeus para a aquisição de híbridos e elétricos. No Brasil, os motoristas que optam pelos carros ecologicamente corretos não contam com nenhum tipo de subsídio do governo, por isso a estimativa é que o modelo ultrapasse os R$ 300.000, ficando ainda mais caro que o 335i, comercializado aqui por R$ 294.950.
Os brasileiros que quiserem um híbrido na garagem, podem optar entre o Toyota Prius e Ford Fusion. Além disso, também estão à venda, apenas sob encomenda, o Mercedes Classe S 400 e o Porshe Cayenne. A BMW oferecia o Série 7 ActiveHybrid, modelo que parou de ser comercializado por aqui para abrir caminho para a o híbrido Série 3.