BMW passa Toyota e se torna a marca mais valiosa do mundo
Japoneses deixaram a ponta por conta de recentes problemas financeiros

BMW é avaliada em US$ 24 bilhões | Imagem: BMW
Se tudo que a BMW possui atualmente for contabilizado, como fábricas, equipamentos, engenheiros, produtos e tecnologias patenteadas, o valor aproximado da conta seria algo em torno de US$ 24 bilhões, segundo analise da consultoria de progaganda Millward Brown Global em sua pesquisa mais recentes sobre o valor das marcas de automóveis.
A cifra sugerida para a montadora alemã supera até o valor da Toyota, de US$ 21,8 bi, hoje a maior fabricante mundial de carros e que desde 2006 também figurava no topo do ranking de valorização da empresa de consultoria.
"A BMW tem sido muito consistente na forma de levar sua mensagem sobre aquilo que os diferencia em um mercado muito competitivo", disse Peter Walshe, diretor da Millward Brown, em informe sobre o novo raking. “Já o problema da Toyota tem sido as finanças, prejudicadas pelos desastres naturais ocorridos no Japão em 2011, uma situação que fica fora do controle da montadora", completou.
Dominada por empresas alemãs e japonesas, a lista das 10 marcas mais valiosas do mundo conta com apenas um representante dos Estados Unidos, a Ford, e outro da Coreia do Sul, com a Hyundai aparecendo pela primeira vez no top 10. Segundo a Millward, a valorização da marca coreana vem acompanhando o crescimento de sua clientela por todo o globo.
As 10 marcas mais valiosas do mundo:
Marca | País | Valor | |
1- | BMW | Alemanha | US$ 24 bilhões |
2- | Toyota | Japão | US$ 21,8 bi |
3- | Mercedes-Benz | Alemanha | US$ 16,1 bi |
4- | Honda | Japão | US$ 12,7 bi |
5- | Nissan | Japão | US$ 9,9 bi |
6- | Volkswagen | Alemanha | US$ 8,5 bi |
7- | Ford | EUA | US$ 7,0 bi |
8- | Audi | Alemanha | US$ 4,7 bi |
9- | Hyundai | Coreia do Sul | US$ 3,6 bi |
10- | Lexus | Japão | US$ 3,4 bi |