BMW iX: SUV elétrico terá até 600 cv e bateria de quinta geração
Alemã reforça sua investida em elétricos e apresenta também o i4
A BMW segue firme com a eletrificação de seu portfólio e apresentou nesta semana dois modelos que deixam claro como a propulsão 100% elétrica está evoluindo de forma bastante acelerada.
A primeira novidade é o SUV elétrico iX, que foi apresentado inicialmente em duas versões, ambas com a combinação de dois motores elétricos, um em cada eixo, para conferir ao modelo tração integral. No caso do BMW iX xDrive40, a potência combinada é de 326 cv, com uma autonomia de 425 km de acordo com o novo padrão de testes WLTP. A variante mais potente até o momento será o iX xDrive50, que conta com 523 cv, acelera de 0 a 100 km/h em 4,6 segundos e consegue percorrer até 630 km.
Vale destacar que o iX conta com com a quinta geração da bateria principal da BMW para automóveis elétricos. Ela contempla o uso de células com grande flexibilidade de carga, permitindo um carregamento de 10% a 80% em cerca de 35 minutos, dependendo do tipo de carregador e da tensão com que ele opera.
A BMW já anunciou que prepara uma opção de alto desempenho para o iX que será denominada xDrive60. Ela contará com nada menos do que 600 cv de potência.
Com uma estrutura bastante sofisticada, o BMW iX mescla carroceria de alumínio com uma gaiola de proteção de resina plástica revestida com fibra de carbono (CFRP). Com isso, o SUV concilia alta rigidez torcional e baixo peso, entregando conforto de rodagem superior com as características de condução esportiva da marca, pontua a BMW. Interessante destacar o coeficiente aerodinâmico de apenas 0,25, número notável para um SUV.
O BMW iX conta com ainda com suspensão a ar para os dois eixos com amortecedores controlados eletronicamente. O modelo ainda poderá receber generosas rodas Air Performance Wheels indo até o aro 22”.
Interessante pontuar que os dois motores presentes no BMW iX são do tipo síncrono, porém o giro do rotor ocorre por meio da alimentação de energia elétrica ao invés de imãs fixos permanentes. Com isso, os propulsores podem operar em faixas de rotação ainda maiores, preservando a entrega de torque máximo a todo momento.
Primeiro elétrico com a grife esportiva M
Ao lado do iX, a BMW também apresentou nesta semana o i4 eDrive40 e o i4 M50, como é possível notar o primeiro automóvel 100% elétrico da fabricante alemã a contar com a chancela da grife esportiva M.
Com um visual de cupê 4 portas, o i4 eDrive40 conta com 340 cv de potência entre 8.000 e 17.000 rpm. Já a variante esportiva i4 M50 reúne entre seus motores elétricos 544 cv e nada menos do que até 81 kgfm de torque em uma função especial chamada Sport Boost. Com essa combinação, o esportivo elétrico vai de 0 a 100 km/h em 3,9 segundos.
Assim como visto no iX, o também inédito i4 conta com amortecedores com ajuste de altura, suspensão traseira a ar, sistema de direção eletromecânica com função servotronic, sistema de freios integrado, DSC (Controle dinâmico de estabilidade) e atuadores nas rodas/freios para correção de falta de aderência. A variante esportiva traz ainda suspensão adaptativa M com ajustes individuais para molas e amortecedores, barras estabilizadoras e suportes extras às estruturas de suspensão, direção esportiva com tensão variável, freios esportivos M e rodas até aro 20” com pneus de tamanhos distintos para rodas dianteiras e traseiras.
Até o momento não há previsão de estreia das novidades no Brasil.