BMW investirá em inteligência artificial
Alemã anuncia que, em breve, os carros serão capazes de analisar o humor dos proprietários
Se a onda dos carros autônomos, aqueles que são capazes de se locomover sem a intervenção de um motorista já está dando o que falar, o CEO da BMW anunciou um passo além: os carros serão capazes até mesmo de identificar o humor dos seus proprietários graças a recursos como a inteligência artificial.
“Até recentemente nossos rivais diretos eram Mercedes-Benz, Audi, Porche... agora nós estamos vendo empresas ganhando cada vez mais força como a Tesla e a Faraday Future. Quem conhecia essas empresas há 10 anos? Isso sem falar no Google, Apple, Baidu e Alibaba”, declarou Harald Krueger, executivo no comando da BMW.
Segundo Krueger, o rápido progresso de sistemas de inteligência artificial irá alterar o modo como os motoristas interagem com seus carros. O CEO cita como exemplos de avanços nessa área o software AlphaGo, do Google, que venceu em março deste ano o melhor jogador do mundo em uma partida de Go, um tradicional jogo de tabuleiro chinês e bem mais difícil que xadrez. O programa inclusive descobriu um modo de vencer o oponente nunca utilizado por humanos em 25 anos de história do Go.
Outro exemplo é o robô Pepper, que foi concebido para servir de companhia a idosos. Ele é capaz de identificar emoções e, se a pessoa está alegre, o Pepper compartilha a felicidade. Caso o idoso esteja triste, ele se esforça para animar a pessoa.
Pensando em trazer essa tecnologia para os carros, a BMW está contratando especialistas em aprendizado de máquinas e inteligência artificial até mesmo para avançar os sistemas utilizados em seu carro conceito Vision Next 100, que entrará em produção em 2021.
“O “companheiro” no Vision Next 100 fará exatamente o que o nome indica. Ele será capaz de conhecer o dono do carro e oferecer respostas personalizadas às demandas do proprietário do carro. “Eu acredito que isso não será uma ameaça para nós. Esse movimento é muito mais uma oportunidade para nós, na qual a mobilidade se tornará mais versátil. Ela será descomplicada, disponível sob demanda e feita especialmente para as demandas de cada consumidor em especial”, prevê Krueger.