Único no mundo: BMW testa i3 a etanol no Brasil
Alemã desenvolve projeto em que o extensor de autonomia vai aceitar o combustível de origem vegetal
A BMW anunciou um projeto muito interessante destinado ao mercado brasileiro.
Em conjunto com a empresa AVL do Brasil, a fabricante alemã revelou o protótipo BMW i3 Zero Impact Emission CO2 Neutral Ethanol Range Extender.
A novidade consiste em adaptar o motor a combustão de 2 cilindros e 650 cm3, utilizado como um extensor de autonomia para o elétrico, de modo que ele opere com etanol.
Com isso, destaca a BMW, o i3 vendido no Brasil pode se tornar o primeiro modelo da gama a possuir um extensor de autonomia neutro na emissão de gases tóxicos graças ao caráter renovável do combustível.
O motor bicilíndrico tem a função de oferecer carga extra às baterias do veículo em caso de ausência de rede elétrica de abastecimento, estendendo a autonomia do mesmo em até 60 quilômetros.
Nas unidades hoje comercializadas no Brasil, o propulsor sobressalente a combustão é alimentado somente por gasolina. A eventual migração para o etanol será algo simples, uma vez que o combustível de origem vegetal pode ser facilmente encontrado em qualquer posto.
Vantagens do etanol
De acordo com a fabricante alemã, seu time de engenharia, em conjunto com a AVL do Brasil, concentraram as mudanças no motor de 650 cm3 em alguns parâmetros tais como o aumento da taxa de compressão, que passou de 10:1 para 14:1, dessa forma utilizando a vantagem de maior resistência a detonação do etanol.
“Como resultado da substituição da gasolina pelo etanol, há redução na emissão de CO2 na atmosfera devido ao ciclo neutro de emissões do etanol produzido a partir de cana-de-açúcar, onde há consumo de CO2 durante o crescimento do vegetal, além do aumento de eficiência por conta do desenvolvimento de um motor modificado especificamente para utilização do etanol, permitindo usufruir de suas propriedades”, detalha a BMW.
O protótipo BMW i3 Zero Impact Emission CO2 Neutral Ethanol Range Extender será exibido no 19º Simpósio SAE BRASIL de Powertrain. A fabricante alemã detalha que não há uma data para a implementação da nova tecnologia nos veículos comercializados em série, “mas a iniciativa vai ao encontro das premissas globais do BMW Group em garantir a mobilidade sustentável no futuro”, conclui.