BMW faz série especial para despedida de motor quadriturbo

Propulsor a diesel que equipa os maiores modelos da marca bávara tem quatro turbinas, mas deixará de ser fabricado
Acima o BMW X5 M50d e o BMW X7 M50d Final Edition

Acima o BMW X5 M50d e o BMW X7 M50d Final Edition | Imagem: Divulgação

Turbocompressor é uma peça que pode ser aplicada em um motor de combustão interna para aprimorar a eficiência na queima de combustível. Dependendo das necessidades e da proposta de determinado automóvel, ele pode até mesmo contar com mais de um turbo. Mas a BMW foi além com o B57D30S0. Trata-se do único motor a diesel do mundo que conta com o auxílio de nada menos do que quatro turbinas para a sobrealimentação.

Claro que a complexidade de um projeto desses acaba cobrando seu preço e o motor é utilizado apenas nos carros mais caros da marca, como Série 7, X7, Série 5 na versão M550d e no X5 M50d, modelo que foi oferecido no Brasil. Além disso, novas regras de emissões de poluentes na Europa pressionaram ainda os custos. Mesmo que trazer o motor quadriturbo em carros de grande valor agregado auxiliasse na hora de fechar as contas, a BMW anunciou que o B57D30S0 será descontinuado em setembro.

Para marcar a aposentadoria do propulsor que desafiou o que era possível em um motor a diesel, a BMW anunciou uma série especial Final Edition para o X5 e o X7. A dupla usará por base as respectivas versões M50d. Até o momento, apenas os SUVs estão confirmados para receber a edição limitada, mas a imprensa europeia cogita que os demais modelos que receberam tal propulsor também possam contar com a Final Edition.

Tanto para o X5 M50d Final Edition quanto para o X7 M50d Final Edition, a lista de equipamentos de série é longa. Entre eles estão um pacote completo de sistemas de auxílio à condução, controle da central multimídia por gestos, faróis de laser e controle de cruzeiro com função de condução semi-autônoma.

O B57D30S0 era um motor 3.0 turbodiesel de seis cilindros em linha e dotado de quatro turbinas. Ele era capaz de entregar 405 cv de potência, o que não é muito, mas seu torque mais que compensava: 77,5 kgfm. No caso do X5 M50d, a aceleração de 0 a 100 km/h ocorria em 5,2 segundos. Além disso, a BMW prometia uma autonomia de quase 1.000 km com apenas um abastecimento.

Detalhe do motor 3.0 diesel equipado com 4 turbos
Detalhe do motor 3.0 diesel equipado com 4 turbos
Imagem: Divulgação

Recomendados por AUTOO

Youtube
Fiat Fastback Abarth

Fiat Fastback Abarth

SUV Cupê tem veneno na medida certa
Aviação
Áustria terá ajuda da Holanda para comprar seus Embraer KC-390

Áustria terá ajuda da Holanda para comprar seus Embraer KC-390

Rival do Hercules deve chegar ao país da Europa em 2027
MOTOO
Veja os preços da nova Zontes 350!

Veja os preços da nova Zontes 350!

Novas T350, T350x, R350 e V350 aparecem em site da empresa