BMW explica 7 dúvidas recorrentes sobre carros elétricos

Fabricante ajuda a desvendar os mitos que existem em torno desses modelos, que ainda aguçam a curiosidade de muitos brasileiros
Carregador doméstico facilita bastante a vida de quem tem um carro elétrico e costuma usá-lo no dia a dia

Carregador doméstico facilita bastante a vida de quem tem um carro elétrico e costuma usá-lo no dia a dia | Imagem: Divulgação

As vendas de veículos elétricos no Brasil tem mostrado um crescimento consistente. Em setembro, bateu recorde, com 1.822 unidades. As fabricantes chinesas têm se destacado no  mercado e provocado uma verdadeira guerra de preços, levando a reduções no valor de tabela de uma série de modelos.

O tema  eletrificação está em destaque no setor automotivo, mas os carros a combustão ainda dominam com folga as vendas no mercado brasileiro. De qualquer forma, os consumidores têm se mostrado cada vez mais curiosos sobre os modelos movidos  a eletricidade e surgem dúvidas recorrentes. Veja  a seguir, algumas delas e suas respostas enviadas pela BMW.

1- Autonomia ou alcance

O primeiro mito que cerca os carros elétricos se refere ao quesito autonomia ou alcance. Com baterias cada vez mais modernas e avançadas, assim como os sistemas para gerenciamento do sistema e regeneração, o alcance dos carros elétricos tem crescido cada vez mais.  Já existem modelos que ultrapassam a barreira dos 500 km de alcance, de acordo com dados do Inmetro.

2-  Lentidão para recarregar

 O veículo eletrificado evita a interrupção da mobilidade, pois é carregado em momentos oportunos: à noite ou quando o cliente vai ao shopping, cinema, mercado e etc. Mesmo quando conectado a uma tomada doméstica, na qual a recarga possa levar uma noite inteira, o proprietário do veículo elétrico sempre terá a sensação de “tanque cheio”.

Com os carregadores domésticos, que acompanham alguns veículos elétricos e híbridos vendidos no Brasil, o tempo de carregamento completo pode ser reduzido para minutos ou poucas horas, dependendo do nível de carga do início do processo.

3-  Prejudicial ao meio ambiente

São muito melhores, especialmente em países com alto índice de fontes renováveis na geração de energia, como é o caso do Brasil. Mas, mesmo que a eletricidade produzida convencionalmente seja levada em consideração para o cálculo e o ônus da produção seja incluído, os carros elétricos ainda estarão à frente.

4- Mais caros que veículos com motor a combustão

 O custo do carro elétrico para o cliente já é menor, se considerados todos os custos envolvidos na mobilidade, como manutenção, custo da energia, impostos e seguros. Quanto mais utilizado, mais rápido haverá retorno do investimento.

O Brasil possui boas condições para o proprietário do carro elétrico. IPVA reduzido ou zerado em diversos estados, custo de energia competitivo e infraestrutura de recarga totalmente gratuita, além de isenção de rodízio na maior cidade do país.

5- Dão choque

Cada vez que uma nova tecnologia é desenvolvida, as pessoas a enxergam com ceticismo. “Posso confiar nisso?” As baterias dos veículos BMWi são testadas para inundações uma a uma antes de equiparem os nossos veículos. 

No caso de um acidente, por exemplo, o fluxo de corrente da bateria é imediatamente desligado, para que não haja risco de choque elétrico aos ocupantes ou prestadores de serviços de emergência. Com o sistema completamente blindado e a prova d’água, os carros elétricos andam até em zonas alagadas sem qualquer tipo de problemas.

6- Solução "paliativa"

Parece inevitável que a era dos carros com motor à combustão termine no futuro, não apenas pela natureza finita dos recursos petrolíferos. No momento, não é possível prever se os carros elétricos e híbridos plug-in vão dominar o mercado. 

O certo é que a experiência ao volante, os custos cada vez menores e as mudanças fundamentais na mobilidade farão com que os veículos totalmente elétricos desempenhem um papel importante no futuro.

7- Não são divertidos ao dirigir 

“É divertido dirigir um carro elétrico?” A resposta é com certeza! As acelerações impressionantes deixam qualquer um boquiaberto. Centro de gravidade baixo, torque imediato e regeneração automática de energia são a fórmula perfeita para muita diversão. O BMW iX M60, por exemplo, tem até 619 cv de potência e até 1.100 Nm de torque com Launch Control ativado. 

Siga o AUTOO nas redes: Instagram | LinkedIn | Youtube | Facebook | Twitter

Redação

Autoo