BMW explica 7 dúvidas recorrentes sobre carros elétricos
Fabricante ajuda a desvendar os mitos que existem em torno desses modelos, que ainda aguçam a curiosidade de muitos brasileiros
As vendas de veículos elétricos no Brasil tem mostrado um crescimento consistente. Em setembro, bateu recorde, com 1.822 unidades. As fabricantes chinesas têm se destacado no mercado e provocado uma verdadeira guerra de preços, levando a reduções no valor de tabela de uma série de modelos.
O tema eletrificação está em destaque no setor automotivo, mas os carros a combustão ainda dominam com folga as vendas no mercado brasileiro. De qualquer forma, os consumidores têm se mostrado cada vez mais curiosos sobre os modelos movidos a eletricidade e surgem dúvidas recorrentes. Veja a seguir, algumas delas e suas respostas enviadas pela BMW.
1- Autonomia ou alcance
O primeiro mito que cerca os carros elétricos se refere ao quesito autonomia ou alcance. Com baterias cada vez mais modernas e avançadas, assim como os sistemas para gerenciamento do sistema e regeneração, o alcance dos carros elétricos tem crescido cada vez mais. Já existem modelos que ultrapassam a barreira dos 500 km de alcance, de acordo com dados do Inmetro.
2- Lentidão para recarregar
O veículo eletrificado evita a interrupção da mobilidade, pois é carregado em momentos oportunos: à noite ou quando o cliente vai ao shopping, cinema, mercado e etc. Mesmo quando conectado a uma tomada doméstica, na qual a recarga possa levar uma noite inteira, o proprietário do veículo elétrico sempre terá a sensação de “tanque cheio”.
Com os carregadores domésticos, que acompanham alguns veículos elétricos e híbridos vendidos no Brasil, o tempo de carregamento completo pode ser reduzido para minutos ou poucas horas, dependendo do nível de carga do início do processo.
3- Prejudicial ao meio ambiente
São muito melhores, especialmente em países com alto índice de fontes renováveis na geração de energia, como é o caso do Brasil. Mas, mesmo que a eletricidade produzida convencionalmente seja levada em consideração para o cálculo e o ônus da produção seja incluído, os carros elétricos ainda estarão à frente.
4- Mais caros que veículos com motor a combustão
O custo do carro elétrico para o cliente já é menor, se considerados todos os custos envolvidos na mobilidade, como manutenção, custo da energia, impostos e seguros. Quanto mais utilizado, mais rápido haverá retorno do investimento.
O Brasil possui boas condições para o proprietário do carro elétrico. IPVA reduzido ou zerado em diversos estados, custo de energia competitivo e infraestrutura de recarga totalmente gratuita, além de isenção de rodízio na maior cidade do país.
5- Dão choque
Cada vez que uma nova tecnologia é desenvolvida, as pessoas a enxergam com ceticismo. “Posso confiar nisso?” As baterias dos veículos BMWi são testadas para inundações uma a uma antes de equiparem os nossos veículos.
No caso de um acidente, por exemplo, o fluxo de corrente da bateria é imediatamente desligado, para que não haja risco de choque elétrico aos ocupantes ou prestadores de serviços de emergência. Com o sistema completamente blindado e a prova d’água, os carros elétricos andam até em zonas alagadas sem qualquer tipo de problemas.
6- Solução "paliativa"
Parece inevitável que a era dos carros com motor à combustão termine no futuro, não apenas pela natureza finita dos recursos petrolíferos. No momento, não é possível prever se os carros elétricos e híbridos plug-in vão dominar o mercado.
O certo é que a experiência ao volante, os custos cada vez menores e as mudanças fundamentais na mobilidade farão com que os veículos totalmente elétricos desempenhem um papel importante no futuro.
7- Não são divertidos ao dirigir
“É divertido dirigir um carro elétrico?” A resposta é com certeza! As acelerações impressionantes deixam qualquer um boquiaberto. Centro de gravidade baixo, torque imediato e regeneração automática de energia são a fórmula perfeita para muita diversão. O BMW iX M60, por exemplo, tem até 619 cv de potência e até 1.100 Nm de torque com Launch Control ativado.
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