BMW e Puma criam o tênis do futuro
Empresas alemãs compartilharam tendências de design e o uso de novos materiais
A BMW já tinha apresentado a ideia há um bom tempo, com o conceito GINA Light Visionary Model de 2008. Ao utilzar um tecido especial sobre uma estrutura móvel, o protótipo só acionava certas funções, como o farol por exemplo, quando necessário. Por não ter uma carroceria rígida, a flexibilidade do conjunto permitia até mesmo mudar a forma do carro ao gosto do cliente.
E se é suficiente para um carro, por quê não seria para um tênis? Pensando em aproveitar essa tecnologia, a BMW e a Puma criaram o que pode ser uma tendência para os próximos calçados do tipo. O projeto X-CAT, como é chamado, uniu o sistema DISC da Puma, que dispensa o cadarço convencional e mantém o tênis fixo ao pé por meio de fios conectatos a um disco na parte superior do calçado, com o tecido especial do GINA.
O visual do X-CAT ficou a cargo da Designworks, uma subsidiária do grupo BMW. O destaque do tênis vai para a leveza do conjunto, uma vez que basta apenas uma camada do tecido para envolver o pé com a vantagem de deixar os movimentos mais naturais. Os projetistas também garantem que o material deixa o pé “respirar” e a durabilidade é similar a de um tênis comum.
Ainda não se sabe o preço do X-CAT, mas a Puma adianta que vai comercializar o produto a partir de amanhã em algumas lojas ao redor do mundo. Para os fãs de calçados, será uma aquisição e tanto!