BMW diz que carros a hidrogênio serão tão baratos quanto os convencionais
Expectativa de um executivo da marca é que as opções tenham o mesmo preço dentro de um período de cinco anos
Com uma tecnologia mais complexa para alimentar motorizações elétricas, os veículos que rodam com hidrogênio, devem ver uma queda nos preços cobrados nos próximos anos. A previsão foi feita pelo Dr. Jürgen Guldner, vice-presidente de desenvolvimento de projetos veiculares movidos a hidrogênio e célula de combustível da BMW.
Em entrevista ao jornal britânico The Telegraph, o executivo afirmou que esse tipo de veículo movido a propulsão alternativa deverá se tornar tão barato quanto um carro convencional com motor de combustão interna nos próximos cinco anos. Vale ressaltar que, desde 2015, a BMW trabalha com uma parceria com a Toyota para o desenvolvimento de veículos a hidrogênio.
"Já estamos começando a trabalhar na terceira geração (desse tipo de motorização) com um claro desafio de reduzir o custo ao ponto em que podemos disputar no mercado", disse Guldner. “O ano de 2025 seria o primeiro a ter os preços equivalentes. Se você observar os planos publicados pelo Japão, Coréia e outros, todos sugerem uma janela de oportunidade entre 2025 e 2030 para equalizar o custo com a tecnologia convencional”, afirmou o executivo da BMW.
Para o futuro mais próximo, é esperado que a BMW apresente em 2022 uma versão do SUV X5, chamada de FCEV, “Fuel Cell Electric Vehicle”, ou veículo elétrico movido a células de combustível. Nesse tipo de propulsão, o hidrogênio entra em contato com o oxigênio e, por meio de um processo eletroquímico, a combinação gera água e eletricidade para alimentar o motor. Atualmente, os protótipos do BMW X5 FCEV possuem autonomia entre 400 km e 480 km, mas Jürgen Guldner diz que, em breve, esse número deve superar os 560 km.