Bentley Bentayga é SUV improvável
Novo utilitário da Bentley vem com um motor W12, que rende até 608 cv e é um dos carros mais procurados em Frankfurt
Depois de redesenhar sua primeira proposta para um SUV, a Bentley apresentou o Bentayga no Salão de Frankfurt. Foram três anos repensando conceito EXP 9 F, que não teve uma boa recepção do público e da crítica na época. Agora, embora ainda demonstre alguma semelhança com o protótipo, o Bentayga enfatizou os traços tradicionais da marca inglesa, mas ainda é um carro um tanto estranho pessoalmente. Isso, no entanto, não parece causar espanto como antes: o estande da empresa era um dos mais movimentados do salão alemão.
O novo Bentley Bentayga segue o mesmo padrão visual dos demais automóveis da fabricante, com destaque para os faróis arredondados de LED e a grade com formato do tipo colmeia na dianteira, além das linhas musculosas nas laterais e as lanternas horizontais na traseira. De acordo com a marca, o veículo traz carroceria de alumínio, que é 236 quilos mais leve que uma construção de aço equivalente.
Em relação ao conceito, o Bentayga ganhou um segundo farol, grade frontal redesenhada e uma traseira praticamente toda alterada. O resultado é mais equilibrado, mas não é tarefa fácil pensar numa marca famosa por limusines e carros de luxo oferecer um veículo com suposta aptidão off-road.
No interior, o Bentayga continua com as formas tradicionais, sendo que se sobressai o acabamento, com uso abundante de couro e madeira, além de detalhes em alumínio e aço escovado. A lista de equipamentos traz bancos dianteiros com 22 ajustes e funções de aquecimento, ventilação de massagem, além de um sistema de entretenimento com tela de 8 polegadas.
Há ainda teto panorâmico de vidro dividido em duas partes, sendo que a frontal pode ser aberta eletricamente, enquanto a traseira é fixa e dispõe de uma cortina elétrica. A Bentley vai oferecer uma versão de quatro lugares, com dois assentos traseiros individuais com 18 ajustes e aquecimento, ventilação e massagem, bem como apoios de pés integrados e console central com porta-copos, compartimentos de armazenamento e portas de carregamento USB.
Preço salgado
Como opcional, haverá sistema de som premium Naim de 1.950 watts, sistema de entretenimento com tablets Android de 10,2 polegadas com conexões WiFi, 4G e Bluetooth.
O motor do novo Bentley Bentayga é um W12 biturbo de 6.0 litros, que rende até 608 cavalos de potência e 91,8 kgfm de torque, que trabalha em conjunto com uma transmissão automática de oito velocidades e sistema de tração nas quatro rodas. Segundo dados da marca, o SUV vai de 0 a 100 km/h em 4 segundos e alcança velocidade máxima de 301 km/h.
Quanto ao consumo, o veículo entrega 5,95 km/l na cidade, 8,5 km/l na estrada e 7,8 km/l no ciclo combinado, com emissões de CO2 de 292 g/km.
O novo Bentayga será vendido a partir do começo de 2016, com preços que partem de US$ 229,1 mil nos Estados Unidos (algo em torno de R$ 882 mil).