Baseado no novo Gol, VW terá um inédito ''suvzinho'' no Brasil
Configuração mais simples da plataforma modular da VW dará origem a três novos modelos
A Volkswagen não medirá esforços para atingir em um curto prazo sua meta de tornar-se a marca líder em vendas no mercado brasileiro e talvez até na América do Sul, região tratada como SAM dentro da estrutura organizacional da fabricante.
Na medida em que novos modelos são lançados, a cada coletiva de imprensa a marca deixa escapar algumas partes de sua estratégia para alcançar o objetivo proposto.
No lançamento do Tiguan Allspace no Brasil, a Volkswagen explicou um pouco mais o que pretende fazer em sua gama de SUVs.
Como já era conhecido há um bom tempo e foi explicado em outra notícia aqui pelo Autoo, a Volkswagen pretende atuar em um segmento pouco explorado hoje em dia e quase inédito: o dos SUVs “subcompactos”.
Trata-se de modelos menores do que os SUVs compactos atuais e que terão a proposta de oferecer ao público de modelos como Hyundai HB20X, Chevrolet Onix Activ, dentre outros, a opção de migurar para um utilitário esportivo “de verdade” e não apenas versões derivadas de hatches. É algo na linha do que JAC T40 e o CAOA Chery Tiggo 2 oferecem hoje em dia. Algo na linha do Taigun, que figura na galeria de fotos, pode ser um bom indicativo do que esperar para esse SUV pequeno da VW.
Para tanto, a Volkswagen vai pegar sua atual plataforma MQB e criar uma versão mais simplificada, que implique em menos custos de produção e resulte em veículos mais baratos. Chamada internamente de A00, essa estrutura mais simples deverá dar vida ao novo Gol e esse inédito “SUVzinho” derivado do modelo. De acordo com o Argentina Autoblog, um sedã para substituir o Voyage, portanto mais simples que o Virtus, também está nos planos e deve compor o trio dessa nova família.
Com isso, a Volkswagen pretende oferecer aos brasileiros uma gama de SUVs em que ninguém poderá reclamar de falta de opções. Ela começa com o novo SUV pequeno derivado do Gol, partirá para o T-Cross que chega ao mercado em 2019, segue para o futuro modelo oriundo do projeto Tarek e chega até o Atlas e o luxuoso Touareg. Esse foco nos SUVs, categoria que caiu definitivamente no gosto dos brasileiros e de muita gente ao redor do mundo, certamente deverá impulsionar a presença da VW no mercado.