Baojun Yep Plus da GM e outros 4 carros chineses trazidos ao Brasil por marcas tradicionais

Fabricantes instaladas no país há décadas se aliam a marcas chinesas para se defenderem no mercado
Baojun Yep Plus

Baojun Yep Plus | Imagem: Divulgação


A participação das marcas chinesas não apenas no mercado brasileiro, mas no mundo tem aumentado de maneira significativa. De acordo com levantamento feito com base nos dados do do MDIC (Ministério do Desenvolvimento, Indústria, Comércio e Serviços), apenas no primeiro semestre de 2024, os chineses ficaram com 57,5% do total de veículos de passageiros importados pelo Brasil.

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Não é à toa que algumas fabricadas tradicionais, entre as quais a General Motors, Ford e Stellantis criaram alianças com marcas chinesas, trazendo ao Brasil modelos que tem alguma ligação com a China.  Além do pequeno pequeno SUV elétrico Baojun Yep Plus, que será vendido pela GM, temos outros 4 exemplos, veja quais são.

1 - Leapmotor C10


Leapmotor C10
Leapmotor C10 será um dos modelos da marca chinesa trazidos pela Stellantis ao Brasil
Imagem: Divulgação

A Stellantis já anunciou oficialmente que vai começar a vender modelos da marca chinesa no Brasil a partir do primeiro semestre  de 2025. Um deles será o SUV médio elétrico C10 com 4,74 metros de comprimento por 1,90 m de largura e entre-eixos de 2,83 m que virá para brigar com modelos como Toyota Corolla Cross, VW Taos e companhia.

O carro virá equipado com motor elétrico de 231 cv e 32,6 kgfm, mas com opção de baterias de 52,9 kWh ou 69,9 kWh. A autonomia declarada é de 410 km ou 530 km com a ajuda de um motor 1.5 a gasolina de 96 cv operando somente como gerador de energia, mas ainda sem a correção do Inmetro.

2 - Baojun Yep Plus

Wuling Yep Plus, SUV com estilo quadradinho que pode chegar como Chevrolet
Wuling Yep Plus, SUV com estilo quadradinho que pode chegar como Chevrolet
Imagem: Divulgação

A GM também tratou de se aliar a uma marca chinesa se vai trazer ao Brasil, em 2025, um modelo elétrico do mesmo porte do BYD Dolphin.  Estamos falando do do Baojun Yep Plus, que já chegou a ser flagrado camuflado no país, com camuflagem colorida. Pode ser que o modelo venha com a marca Chevrolet. 

O pequeno SUV tem 4 metros de comprimento, 2,56 metros de entre-eixos, 1,76 m de altura e 1,73 m de altura. O conjunto mecânico é formado por um motor elétrico traseiro de 102 cv de potência com autonomia prometida de 400 km no ciclo chinês (WLTC), gerada pelas baterias de íons de lítio com 41,9 kWh.

3- Ford Territory

Ford Territory 2024
Ford Territory é um projeto da marca chinesa JMC e está à venda no Brasil, rival de Jeep Compass e companhia
Imagem: Divulgação

O Ford Territory já é vendido no Brasil como um projeto da JMC (Jiangling Motors), marca chinesa aliada à norte-americana. A nova geração do SUV médio concorre atualmente com Jeep Compass e outros é trazido da China e com uma lista de equipamentos bem interessante, embora ainda nãão tenha deslachado nas vendas.

Vem equipado com motor 1.5  turbo, de 169 cv e 25,5 kgfm de torque a 1.500 rpm que funciona com câmbio automartizado, de 7 marchas, com dupla embreagem e tração apenas dianteira.Espaçoso, conta com porta-malas de 468 litros.

4- Leapmotor T03

Leapmotor T03 se parece com o Fiat 600 elétrico, mas em uma versão mais simples e chega ao Brasil em 2025
Leapmotor T03 se parece com o Fiat 600 elétrico, mas em uma versão mais simples e chega ao Brasil em 2025 Imagem: Divulgação

A Stellantis também está de olho nas boas vendas do BYD Dolphin Mini e vai entrar nesta briga, no primeiro semestre, com um hatch subcompacto elétrico, que já chegou a ser chamado de Mobi movido a eletricidade. Deverá ser o elétrico mais em conta do Brasil, posto ocupado hoje pelo Renault Kwid E-Tech (R$ 99.990), que vai mudar, já que a versão renovada foi vista em testes em Curitiba (PR)

O compacto tem um motor de 75 cv e uma bateria de 36,5 kWh, capaz de entregar uma autonomia de 265 pelo ciclo WLTP. A potência é a mesma do Dolphin Mini, mas com 10 cv a mais que o Kwid, que tem 65 cv.

5- Fiat Titano

Fiat Titano 2025
Fiat Titano é uma picape feita com base no projeto da Changan e também é vendida como Peugeot Landtrek
 Imagem: Divulgação

A Fiat já vende a picape no Brasil que é um projeto da chinesa Changan. E em 2025 passará a  novo motor 2.2 turbodiesel no lugar do  2.2HDi, que veio dos furgões da Stellantis, de acordo com o site Autos Segredos. A troca vai implicar em maior eficiência, o que significa menos consumo e emissões e mais desempenho, com 200 cv e 48,8 kgfm de torque (ganho de 20 cv e 8 kgfm).

No caso da Fiat Titano, o câmbio será o automático, de 8 marchas (ante apenas 6 do modelo atual), ou manual de seis, nas versões mais simples, voltadas para o trabalho. A mudança de motor está sendo esperara para a linha 2026, quando a Stellantis também deverá adotar alterações na calibragem de suspensão, deixando a picape um pouco mais confortável para rodar no dia a dia.

 

 

 

 

Carlos Guimarães

Jornalista há mais de 20 anos, já acelerou várias novidades, mas não dispensa seu clássico no final de semana