Aventureiros 1.0 até R$ 80 mil: Renault Stepway Zen ou Citroën C3 Feel?
Analisamos os dois modelos que contam com visual diferenciado e a racionalidade do propulsor 1.0
Movimentação interessante foi realizada nesta semana pela Renault ao iniciar a comercialização do Stepway Zen 1.0 no mercado brasileiro, versão que estreia com preço sugerido de R$ 77.990.
De olho em um consumidor de perfil mais racional, porém que deseja um compacto com apelo aventureiro, a novidade da Renault surge quase como uma resposta ao recém-lançado Citroën C3. Mas, entre os dois modelos, qual desponta como a melhor escolha?
Preços
Tomando como referência a precificação do Stepway Zen 1.0, já é possível adquirir o Citroën C3 em seu catálogo mais equipado com motor tricilíndrico. Estamos falando, portanto, do C3 Feel 1.0, que encontra-se tabelado em R$ 78.990.
Custo-benefício
Em termos de custo-benefício, a novidade da Citroën toma a dianteira em relação ao Renault.
O C3 Feel 1.0 chega às concessionárias já com rodas de liga leve aro 15”, enquanto o Renault monta seus pneus em rodas de aço aro 15" com calotas.
Realçando a conectividade, a central multimídia de série no C3 Feel 1.0 oferece tela de 10” e suporte ao Apple CarPlay e ao Android Auto sem fio. No Stepway Zen 1.0, por sua vez, a central Media Evolution conta com display de apenas 7” e ainda demanda o uso de cabo para o espelhamento de smartphones.
Em comum, os dois modelos contam com alarme, ar-condicionado, direção assistida (elétrica no C3 e eletro-hidráulica no Stepway), computador de bordo, travas e vidros elétricos, entre outros.
O Stepway Zen 1.0 tem como diferencial o sensor de estacionamento de série, enquanto o C3 Feel 1.0 agrega o retrovisor elétrico em sua lista de equipamentos.
Segurança
No quesito segurança passiva, o Renault Stepway tem a vantagem dos 4 airbags, enquanto o Citroën C3 entrega apenas o airbag duplo frontal obrigatório por lei.
Porém, o Stepway Zen 1.0 deixa muito a desejar no quesito segurança ao ficar devendo os controles de tração e estabilidade.
A dupla de segurança ativa está presente em todos os catálogos do Citroën, inclusive desde a opção de entrada Live 1.0 (R$ 68.990).
Importante citar que, em conjunto com o ESP, o C3 oferece a comodidade do Hill Holder, que mantém o sistema de freio acionado durante a partida em rampa, algo bem-vindo em um automóvel manual.
Consumo e desempenho
Tanto o Stepway quanto o C3 contam com dois dos motores 1.0 tricilíndricos aspirados mais eficientes do mercado.
Sob o capô do Renault, o 1.0 SCe entrega até 82 cv e 10,5 kgfm de torque.
Apesar da marca francesa não divulgar os dados de desempenho do Stepway, no Sandero 1.0 Zen o propulsor permitia ao hatch acelerar de 0 a 100 km/h em 13,2 segundos com etanol.
Graças ao start-stop, o Stepway Zen 1.0 conta com ótimas médias de consumo, que alcançam até 13 km/l na cidade e 13,7 km/l na estrada com gasolina. Se abastecido com etanol, as parciais urbana e rodoviária são de 9,3 km/l, reporta a Renault.
O C3 Feel 1.0, por sua vez, tem potência menor (até 75 cv com etanol), porém ganha no torque máximo ligeiramente superior (10,7 kgfm com o biocombustível).
Temos no Citroën um 0 a 100 km/h de 14,1 segundos com etanol e parciais de 12,9 km/l na cidade e 14,1 km/l na estrada com gasolina. Utilizando etanol, os números ficam em 9,3 e 10 km/l, respectivamente.
Conclusão
Pensados para mercados emergentes, tanto o Stepway quanto o C3 oferecem cabines adequadas para 5 passageiros e porta-malas que superam as capacidades de muitos outros hatches compactos, com o Renault registrando 320 litros e o Citroën oferecendo compartimento para 315 litros.
Praticamente empatados em preço, fica claro que o Citroën C3 Feel 1.0 mostra-se uma compra melhor.
O modelo recém-lançado se sobressai por oferecer os controles de tração e estabilidade, além de mais itens de série, uma central multimídia mais moderna e praticamente o mesmo nível de eficiência mecânica.
Em resumo, é difícil apontar hoje um modelo capaz de aliar preço competitivo, estilo aventureiro e a racionalidade do motor 1.0 de uma forma melhor do que o Citroën C3 é capaz de fazer.