Avaliação: Versa 2024 fica mais arrojado sem deixar de lado o apelo racional
Evoluções estéticas fizeram bem ao sedã compacto da Nissan; confira teste com a versão topo de linha Exclusive
Categoria que prima pela racionalidade e o bom custo-benefício de seus representantes (em especial se comparados aos SUVs), o segmento de sedãs compactos ganhou uma novidade interessante nos últimos meses com a estreia do Nissan Versa 2024 no mercado brasileiro.
Se a presente geração do sedã já representou um salto enorme em termos de estilo na comparação com o antecessor, o facelift inaugurado pela Nissan conferiu um visual ainda mais interessante ao Versa.
Basicamente, são novos no sedã o para-choque frontal e a grade, ambos agora em sintonia com a linguagem de design mais recente da marca japonesa.
Siga o AUTOO nas redes: Instagram | LinkedIn | Youtube | Facebook | Twitter
As alterações na dianteira caíram muito bem ao Versa e os novos traços para a dianteira, além de mais arrojados, conferem um certo apelo esportivo ao três volumes.
Pode ser algo discreto, mas vale citar que o Versa 2024 também recebeu o novo logotipo da Nissan.
Por dentro
O AUTOO teve a oportunidade de avaliar o Nissan Versa 2024 em seu catálogo topo de linha Exclusive, o qual recebeu melhorias importantes também na parte externa.
Uma das mais significativas é a nova tela de 8” para a central multimídia, a qual ainda demanda o uso de uma conexão física (o bom e velho cabo) para o espelhamento de smartphones.
As rodas de liga leve no Versa Exclusive 2024 ostentam um novo visual (também seguindo o estilo preconizado pela dianteira), enquanto o novo aerofólio na tampa do porta-malas cumpre mais uma função estética do que funcional.
O Versa topo de linha conta com revestimento interno de couro, que passa a mesclar a base na cor preta com alguns elementos em azul, uma combinação que pode não ser unânime entre os consumidores.
De qualquer modo, a iniciativa da Nissan de aplicar o material premium na parte central do painel ajuda a entregar aquela sensação de que você está a bordo de um catálogo topo de linha.
É importante salientar o bom pacote de equipamentos de segurança e assistência à condução presentes no Versa Exclusive.
Entre os recursos figuram o monitoramento de pontos cegos, o alerta de colisão com frenagem autônoma de emergência (este agora de série em todas as versões), o alerta de atenção do motorista e o alerta de tráfego cruzado traseiro.
Desde a opção intermediária Advance o Versa 2024 conta também com o sistema de câmeras 360º.
Novos traços, mesma fórmula
Como nada muda tecnicamente no Versa 2024, temos sob o capô do sedã o conhecido motor 1.6 16V flex também aplicado no Kicks.
Capaz de oferecer até 113 cv de potência e 15,3 kgfm de torque com etanol, o Versa está longe de oferecer uma alma de esportivo, mas, no trânsito cotidiano, suas acelerações e retomadas são condizentes com a proposta do modelo.
A ausência da sobrealimentação torna o Versa um sedã compacto bem menos instigante na hora de acelerar quando comparado a um Chevrolet Onix Plus ou um Hyundai HB20S, porém a Nissan está de olho exatamente nos consumidores que não desejam um propulsor com turbo e injeção direta.
Enquanto uma parte do público ainda mantém um certo receio com os motores que nasceram na era do downsizing, o propulsor 1.6 16V flex do Versa pode ser um alento para quem está mais preocupado com o baixo custo de manutenção e a robustez do conjunto.
De acordo com os dados do Programa Brasileiro de Etiquetagem Veicular (PBEV), o Versa 2024 registra médias de até 11,5 km/l na cidade e 14,7 km/l na estrada com gasolina.
Os números do Nissan, vale citar, são inferiores aos do Chevrolet Onix Plus 1.0 turbo com câmbio automático, que alcança parciais de 12,3 km/l no ciclo urbano e 16,8 km/l em rodovias considerando o uso de gasolina.
Durante nossa avaliação, o Versa mostrou um bom compromisso da suspensão entre conforto, estabilidade e absorção das irregularidades do piso, bem como direção e freios trabalham em harmonia.
Uma ressalva ficou por conta do isolamento acústico, que poderia ser aprimorado.
Em momentos em que é solicitada performance superior e a transmissão CVT faz com que o motor atue em faixas de rotações mais altas, o forte ruído que invade a cabine não é algo agradável.
Conclusão
Atualmente com preço sugerido na faixa de R$ 126 mil, o Versa Exclusive se sobressai na comparação com outros sedãs compactos na mesma faixa de preço por conta do bom nível de equipamentos de série, em especial levando em conta os assistentes de condução que ele oferece.
O Versa, entretanto, segue tendo como premissa o apelo racional de seu conjunto, em especial na parte mecânica.
Não por acaso, a Nissan cita que o custo de revisões até 60.000 km para o novo Versa, que totaliza R$ 4.167 no período em questão, é um dos mais competitivos do segmento.
Se esses atributos são os mais importantes para você na hora de escolher um sedã compacto, tem agora no Versa 2024 o modelo ideal. De quebra, ele ainda vai abrilhantar sua garagem com um visual mais cativante.