Avaliação: Transit Automática vai agradar motoristas e empresas
Novidade da Ford parte de R$ 274.500 na versão Furgão e também terá configurações para 15 ou 18 passageiros
O segmento de veículos comerciais passa a contar com uma novidade importante neste mês. A Ford inicia a comercialização da Transit Automática no país, veículo que torna-se o primeiro no segmento de vans grandes a oferecer este tipo de transmissão.
Importada do Uruguai, a Transit Automática será oferecida nas versões Furgão L3H3 (R$ 274.500), Vidrada (R$ 298.200), Minibus 14+1 ocupantes (R$ 336.500) e Minibus 17+1 (R$ 358.900).
Segundo a Ford detalha, o câmbio automático resulta em algumas vantagens importantes para o veículo. A primeira delas é o fato de não exigir a troca do “kit embreagem”, como ocorre na Transit manual, o que resulta em menos paradas para serviço e um custo de manutenção 70% menor em relação à caixa convencional.
Outro ponto importante, em especial para frotistas, é que a transmissão automática ajuda a padronizar o estilo de condução de diferentes motoristas, colaborando para reduzir o consumo total da frota, algo importante para a saúde financeira dos negócios.
“Num cálculo aproximado, um motorista profissional faz mais de 750 mil trocas de marcha por ano em um veículo com câmbio manual. A nova transmissão automática elimina esse esforço e aumenta o conforto do condutor que passa longos períodos no volante, com partidas e acelerações escalonadas, sem vibrações e asperezas”, acrescenta a Ford.
A Transit Automática compartilha com a picape grande Ford F-150 a caixa com 10 marchas, a qual foi concebida para aplicações severas e conta com calibração específica para a van.
Para sanar questionamentos sobre a durabilidade do conjunto, a Ford pontua que a transmissão já rodou mais de 6 milhões de quilômetros nas diferentes picapes e vans da marca comercializadas no exterior e também foi validada no Brasil ao passar por 3.000 horas de testes no Centro de Desenvolvimento e Tecnologia de Tatuí (SP).
O câmbio automático é associado ao mesmo motor 2.0 EcoBlue turbodiesel presente nos catálogos manuais da Transit, porém sua potência foi reduzida para 165 cv e o torque máximo é de 39,7 kgfm, o qual está disponível desde 1.750 rpm, uma garantia de respostas rápidas a todo momento. Importante salientar que a Transit conta com tração traseira.
Ao volante, a Transit Automática na configuração Furgão (transporta 12,4 m3 de carga) denota uma excelente integração entre o 2.0 turbodiesel e o câmbio automático com 10 marchas.
A condução da van é fácil como em um carro de passeio, obviamente respeitando o fato de que estamos falando de um veículo com 5,98 m de comprimento, 2,05 m de largura e 2,76 m de altura, algo que exige atenção redobrada ao volante.
Ponto positivo para a suavidade de funcionamento do 2.0 EcoBlue, o qual tem sua performance aprimorada graças à agilidade do câmbio nas trocas e o amplo número de relações proporcionada pela transmissão sofisticada.
A Ford não revelou dados de consumo da Transit Automática, porém a van conta com tanque para 71 litros (+ 24 litros de Arla32), o que resulta em uma autonomia suficiente para as diferentes aplicações do veículo.
Por fim, vale citar o bom conteúdo de tecnologia presente na gama Transit. De série, a van conta com os controles de tração e estabilidade, controle de carga adaptativo, estabilização de vento lateral, assistente de partida em rampa, computador de bordo, central multimídia com tela de 8”, câmera de ré e sensor de estacionamento.
Em suas versões para passageiros (Minibus), a Transit recebe até mesmo alguns assistentes de condução muito importantes para ajudar na segurança de todos a bordo do veículo, tais como o alerta de colisão com frenagem autônoma de emergência também para pedestres, assistente de permanência em faixa e o piloto automático adaptativo.
Ainda na Transit Minibus, o modelo oferece o estribo lateral elétrico e cinto de segurança com três pontos em todos os assentos.
Segundo a Ford, a Transit Automática demonstrou uma boa aceitação inicial desde sua apresentação na Fenatran em 2022, sinal de que o público especializado constatou vantagens na proposta do modelo.
Ao reunir pontos fortes tanto para empresas e frotistas, em especial no que diz respeito aos custos de manutenção reduzidos, bem como aos motoristas, que ganham em conforto para o dia a dia, temos na novidade da Ford um produto que certamente deverá ganhar um bom espaço no segmento.