Avaliação rápida: CAOA Chery Arrizo 5e
Opção elétrica faz do modelo o primeiro sedan elétrico vendido no Brasil
A tecnologia ainda não é barata, mas os carros elétricos já são uma realidade em mercados mais desenvolvidos e o Brasil não pode dar as costas para esse tipo de propulsão. Aliás, os automóveis 100% elétricos devem ganhar um impulso nas vendas globais a partir de 2025, quando os custos das baterias devem cair para menos de US$ 100/kWh. Segundo os especialistas, isso fará com que o preço dos carros elétricos se equiparem ao de modelos a combustão tradicionais.
É de olho nesse nicho de mercado que a CAOA Chery quer aproveitar o grande foco dos chineses no desenvolvimento de carros elétricos para tornar sua gama de modelos aqui no Brasil mais diversificada. Por não contar com reservas de petróleo e depender fortemente de outros países sob esse aspecto, a China trabalha com afinco para depender cada vez menos de combustíveis não renováveis.
Como você conferiu no Autoo, a gama Chery é composta por várias opções de carros elétricos no mercado chinês, o que proporcionou uma estratégia interessante para a CAOA Chery aqui no Brasil. A empresa passa a comercializar no país o primeiro sedan do Brasil com conjunto propulsor totalmente elétrico, no caso o Arrizo 5e. A novidade começará a ser vendida neste ano somente para pessoas jurídicas, tais como frotistas e locadoras, e será oferecida ao público em geral a partir de janeiro de 2020, em concessionárias específicas nas cidades de São Paulo, Rio de Janeiro, Belo Horizonte, Curitiba, Porto Alegre e Brasília. Isso ocorre pelo fato de que as revendas precisam se preparar para realizar a manutenção do Arrizo 5e, que pede alguns cuidados extras devido a alta tensão do conjunto elétrico. Com isso, uma parte da oficina deve ser preparada para oferecer os equipamentos específicos ao técnico.
Ao contrário do Arrizo 5, que conta com motor 1.5 turbo e é produzido em Jacareí (SP), a variante elétrica 5e será importada de Anhui, na China, e chega ao Brasil por R$ 159.900. Não é barato, mas vale a pena destacar que cerca de um terço desse valor diz respeito ao custo da bateria. Uma vantagem do Arrizo 5e é que, de suas 1.288 peças, 75,6% são intercambiáveis com o Arrizo 5 nacional, o que certamente facilita o reparo e a disponibilidade de componentes. A CAOA Chery, de qualquer forma, trabalha com um índice de atendimento de peças (disponibilidade na concessionária) de 98% e, para a cidade de São Paulo, por exemplo, qualquer item que não figure em estoque pode ser reposto em até 24 horas. Somando tudo isso aos 8 anos de garantia que vai oferecer para a bateria de tração e o conjunto propulsor do Arrizo 5e (o restante do modelo é coberto por 3 anos), a CAOA Chery cria um ambiente de tranquilidade no pós-vendas para um interessado no sedan elétrico.
Por ser um sedan, o Arrizo 5e traz como forte atributo o bom porta-malas de 430 litros, mesma capacidade da opção 1.5 turbo. Isso, sem dúvida, é um diferencial do modelo frente a concorrentes como o Renault Zoe e o Nissan Leaf, em especial para quem considera o uso familiar.
Se preservou o bom porta-malas, uma pena que a bateria instalada na parte central-traseira do Arrizo 5e deixa o assoalho muito elevado, comprometendo o conforto dos ocupantes. A mesma peculiaridade também é sentida no Nissan Leaf. Quem se acomoda no banco traseiro dos dois carros fica com os joelhos em uma posição muito acima da linha da cintura, o que está longe da ideal para longas distâncias. A área para cabeça, pernas e tronco dos ocupantes, contudo, é satisfatória no Arrizo 5e.
A questão do posicionamento dos passageiros no banco traseiro é um dos poucos pontos em que podemos reclamar do Arrizo 5e, uma vez que é na hora de dirigir que encontramos as inúmeras vantagens dos carros elétricos. Começando pela ausência total de ruídos ou aspereza de um carro a combustão tradicional, o que ajuda a criar um ambiente mais confortável e menos estressante a bordo do modelo.
Com seu motor síncrono de imã permanente, o Arrizo 5e entrega 122 cv de potência, mas se destaca mesmo é pelo ótimo torque de 28,1 kgfm entregue a todo momento. O modelo conta com os modos de condução mais econômico ou esportivo, sendo que no segundo ele proporciona ótimas acelerações e retomadas, agradando bastante quem gosta de um carro com desempenho superior. Esse é um ponto muito interessante dos carros elétricos, uma vez que eles cativam bastante pela boa disposição no rodar.
Apenas com uma caixa redutora fazendo as vezes da transmissão, operar o Arrizo 5e é simples, bastando apenas selecionar a posição Drive no controle rotativo do câmbio e acelerar. A velocidade máxima, ponto em que os carros elétricos não se destacam, fica em 152 km/h no caso do Arrizo 5e, número mais do que suficiente para o uso rodoviário, em especial considerando que nenhuma estrada brasileira permite ir muito além dos 120 km/h.
Graças ao ótimo torque você nem percebe que o Arrizo 5e é um modelo pesado, registrando 1.520 kg, mas desse total 390 kg ficam a cargo da bateria.
Com 53,5 kWh de capacidade, a bateria do Arrizo 5e é composta por 24 módulos que podem ser reparados ou substituídos individualmente, o que facilita bastante a manutenção do conjunto. Segundo o padrão do Inmetro, o Arrizo 5e alcança uma autonomia de 322 km, porém, em nosso percurso de avaliação que mesclou trechos urbanos e rodoviários, o modelo apresentou números melhores, em alguns casos superando até a barreira dos 400 km.
Com essa boa autonomia, hoje já muito próxima ao de um carro com números de potência e torque semelhantes a etanol, você não precisa se preocupar em recarregar o Arrizo 5e a todo momento, mas de qualquer forma a operação é simples. Segundo a CAOA Chery, em eletropostos, locais públicos que trabalham com potências mais elevadas, a recarga pode ser feita em até uma hora. Com o Wall Box instalado na residência, o que é mais recomendável e pode ser feito por algumas empresas especializadas, o tempo fica em 8 horas. Já com o cabo fornecido junto com o carro, usado para situações de emergência e que pode ser ligado em uma tomada residencial de 20A, o processo leva em torno de 20 horas.
Apesar do preço de compra elevado, é importante destacar que os carros elétricos ajudam a reduzir consideravelmente o custo de propriedade. Por demandarem bem menos manutenções corretivas envolvendo freios, suspensão, entre outros, os modelos com esse tipo de propulsão costumam ser em torno de quatro vezes mais baratos para manter do que um automóvel com motor a combustão, o qual exige trocas de óleo, filtros, entre outros componentes.
No caso do Arrizo 5e, por exemplo, suas revisões até 60.000 km somam R$ 2.257, valor 30% inferior ao do Arrizo 5 flex. Esse valor do Arrizo 5e também é inferior ao que a Nissan pratica para as revisões do Leaf no mesmo período (R$ 2.404), assim como a Renault com o Zoe (R$ 2.904).
Até mesmo para justificar parte do valor tão elevado, o Arrizo 5e não deixa de oferece um bom pacote de equipamentos, com destaque para o revestimento interno de couro, teto solar, sensor de estacionamento, câmera de ré, controles de tração e estabilidade, luz de condução diurna em LED, bancos dianteiros com aquecimento, piloto automático, entre outros.
Em termos de conectividade, ponto positivo do Arrizo 5e vai para sua central multimídia com uma generosa tela de 10”. O aparelho permite também controlar tudo o que se passa com o sistema de propulsão, status do uso da bateria, entre outras informações, além de também oferecer espelhamento de smartphones. O painel de instrumentos do Arrizo 5e é todo digital, porém ele agrupa tantos dados do carro que nos pareceu confuso em um primeiro momento, mas, na medida em que você se acostuma com ele, os olhos buscam a informação desejada com mais rapidez.
Em um cenário onde hoje temos o Nissan Leaf tabelado em R$ 195.000 já com os custos do sistema de instalação do sistema de carregamento, o Renault Zoe custando R$ 149.990 e a JAC também chegando de forma arrojada com uma gama de cinco modelos com este tipo de propulsão (o iEV 40 estreou por R$ 153.900), podemos dizer que o Arrizo 5e não deixa de oferecer um bom custo-benefício pelo conjunto que entrega. A iniciativa de todas as marcas que estão apostando na ideia de comercializar carros elétricos no Brasil é muito benéfica para começar a demonstrar ao público local as vantagens desse tipo de automóvel.
Figurando hoje muito mais como carros de nicho devido ao preço elevado, os veículos elétricos certamente não vão inflar os dados de vendas dessas marcas, mas também tem uma função importante, em especial no caso das chinesas, de reforçar a imagem dessas fabricantes junto ao público, provando que elas têm o domínio de tecnologias mais avançadas. Tudo isso o Arrizo 5e cumpre muito bem e ajuda a pavimentar o caminho desses automóveis por aqui.
Ficha técnica
CAOA Chery Arrizo 5e 2019 0 V elétrico automático 4p | |
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Preço | R$ 159.990 (10/2019) |
Categoria | Sedã compacto |
Dimensões | Comprimento 4,542 m, largura 1,814 m, altura 1,487 m, entreeixos 2,65 m |
Peso em ordem de marcha | 1520 kg |
Tanque de combustível | 0 litros |
Porta-malas | 430 litros |