Avaliação rápida: CAOA Chery Arrizo 5 2021

Com novo câmbio automático CVT, sedan melhora consideravelmente
CAOA Chery Arrizo 5 2021

CAOA Chery Arrizo 5 2021 | Imagem: Divulgação

Um ano após sua estreia no mercado brasileiro, o CAOA Chery Arrizo 5 resolve um de seus pontos fracos e inaugura a linha 2021 com uma melhora significativa em seu conjunto mecânico. A grande responsável por tudo isso é a nova caixa automática CVT25. Mantendo a tecnologia de relações continuamente variáveis, ela pode simular até 9 marchas em seu modo de trocas sequenciais e entra no lugar da CVT19.

Como relatamos em nossa primeira avaliação do sedan, o câmbio CVT usado pelo Arrizo 5 na época do lançamento deixava bastante a desejar pela demora nas respostas, comportamento que comprometia a experiência ao volante. Sem exagero, a nova transmissão CVT25 caiu tão bem no Arrizo 5 que ele parece até outro carro.

Apesar dos 6 kg a mais em relação ao câmbio anterior, a nova caixa CVT25 conta com um projeto muito mais sofisticado e robusto, repercutindo em diversos ganhos para o Arrizo 5 como veremos mais adiante.

Com um novo conversor de torque, uma bomba de óleo 30% mais eficiente, melhorias no software e na parte estrutural, entre outros atributos, a nova transmissão CVT25 ainda conta com uma relação inferior 9% mais curta, repercutindo em ganhos no desempenho e nas acelerações, e uma relação superior 12% mais longa, o que favorece bastante a redução no consumo.

No caso do Arrizo 5 2021, a eficiência energética foi aprimorada em 11%, passando de 2,04 MJ/km para 1,81 MJ/km. Traduzindo em números mais palpáveis, o consumo médio na cidade foi reduzido de 9,9 km/l para 11 km/l com gasolina. Na estrada, a parcial evoluiu na mesma proporção, indo de 12 para 12,9 km/l com o mesmo combustível.

 

Outra grande virtude do novo câmbio é que ele suporta mais torque, no caso até 250 Nm contra 190 Nm do antecessor. Com isso, os engenheiros da CAOA Chery ficaram livres para adotar uma nova calibração para o motor 1.5 turbo, elevando sua força máxima de 19,4 para 21,4 kgfm. Um salto que não deixa de ser considerável.

A partir de agora, para acelerar o Arrizo 5 da imobilidade até os 100 km/h você precisa de 9,9 segundos, uma boa redução em relação aos 10,8 segundos necessários com o câmbio anterior. A retomada de 40 a 80 km/h também ficou 22% mais rápida, ocorrendo agora em 4,1 segundos, assim como a retomada de 80 a 120 km/h, situação mais comum nas rodovias, é cumprida em exatos 6 segundos pelo Arrizo 5 com o novo câmbio, um tempo 14% inferior. A potência do sedan segue a mesma, de até 150 cv com etanol.

Um traço curioso envolvendo o novo câmbio CVT25 é que, operando em Drive e sem a intervenção do motorista, ele não utiliza sua relação mais longa possível na estrada, permanecendo na 8ª marcha. Se você deslocar a alavanca para a posição de trocas manuais, aí sim é possível “engatar” a 9ª marcha virtual. Isso ocorre, nas palavras do time de engenharia da CAOA Chery, para equilibrar de uma forma melhor o desempenho ou capacidade de tração do carro com o menor gasto de combustível. Da 4ª até a 9ª marcha virtual, a transmissão CVT25 opera no que seria um overdrive em uma caixa de câmbio convencional.

Apesar da CAOA Chery só destacar como principal mudança no Arrizo 5 2021 a troca do câmbio, dinamicamente notamos um melhor acerto da direção elétrica na unidade avaliada, com respostas ligeiramente mais rápidas em relação ao carro que dirigimos no ano passado. A suspensão do Arrizo 5, que conta com a tradicional combinação McPherson na dianteira e eixo de torção nas rodas traseiras, mostra-se um tanto quanto rígida demais. Se isso traz ganhos em curvas e na estabilidade direcional, em pisos mais castigados a absorção das irregularidades e o conforto são, em parte, sacrificados. Nada que a CAOA Chery não possa resolver no futuro melhorando a tropicalização do modelo.

Partindo de R$ 74.590 na versão RT, o Arrizo 5 segue com um bom pacote de itens de série, com destaque para o sistema de chave presencial, central multimídia, controles de tração e estabilidade, câmera de ré, sensor de estacionamento, piloto automático, rodas de liga leve aro 16”, entre outros.

Para sua linha 2021, o sedan ganhou o reforço do freio de estacionamento com acionamento elétrico e função Auto Hold em todos os catálogos. O display digital para a exibição dos dados do computador de bordo também foi revisto e está com um aspecto gráfico muito melhor. A versão topo de linha RTS (R$ 83.590) ganhou o reforço das novas rodas de liga leve aro 17” e acrescenta, em relação ao Arrizo 5 RT, diferenciais de estilo como o teto solar e o revestimento interno de couro, além dos 6 airbags.

Ao contrário dos primos da linha de SUVs, no caso o Tiggo 5X e o Tiggo 7, ainda não foi dessa vez que a central multimídia do Arrizo 5 passou a contar com o Android Auto, aprimoramento que talvez chegue em breve ao sedan. Aliás, durante o lançamento do Arrizo 5 2021, a marca deixou claro que não vai parar de promover melhorias pontuais em sua gama. De todo modo, a central multimídia hoje aplicada no Arrizo 5 já disponibiliza o Apple CarPlay.

Pensado para ser uma alternativa entre os sedãs compactos premium, como Honda City, Toyota Yaris Sedã, entre outros, o Arrizo 5 segue entregando uma cabine muito confortável para cinco passageiros e um porta-malas adequado ao uso familiar, com capacidade para 430 litros. O porte do Arrizo 5 é algo que certamente o favorece nesse aspecto, sobretudo com seus 4,53 m de comprimento e o bom entre-eixos de 2,65 m. Mais para frente a CAOA Chery vai atuar em um segmento acima, no caso entre os sedans médios, com o futuro Arrizo 6, que também será montado em Jacareí (SP).

Com um bom custo-benefício quando comparado aos seus concorrentes diretos, o Arrizo 5 é uma alternativa viável aos modelos de marcas estabelecidas há mais tempo no mercado, em especial agora que tornou-se mais eficiente, melhor equipado e mais agradável para dirigir. Sem dúvida é um modelo que vale a pena um test-drive caso você esteja em busca de um sedan que fique situado entre R$ 75 mil a R$ 85 mil. 

 
 
CAOA Chery Arrizo 5 2021
 
CAOA Chery Arrizo 5 2021
CAOA Chery Arrizo 5 2021
CAOA Chery Arrizo 5 2021
 
CAOA Chery Arrizo 5 2021
CAOA Chery Arrizo 5 2021
CAOA Chery Arrizo 5 2021
 
CAOA Chery Arrizo 5 2021
CAOA Chery Arrizo 5 2021
CAOA Chery Arrizo 5 2021
 
CAOA Chery Arrizo 5 2021
CAOA Chery Arrizo 5 2021
CAOA Chery Arrizo 5 2021
 
CAOA Chery Arrizo 5 2021
CAOA Chery Arrizo 5 2021
CAOA Chery Arrizo 5 2021
 
CAOA Chery Arrizo 5 2021
CAOA Chery Arrizo 5 2021
CAOA Chery Arrizo 5 2021
 
CAOA Chery Arrizo 5 2021
CAOA Chery Arrizo 5 2021
CAOA Chery Arrizo 5 2021
 
CAOA Chery Arrizo 5 2021
CAOA Chery Arrizo 5 2021
CAOA Chery Arrizo 5 2021
 
CAOA Chery Arrizo 5 2021
CAOA Chery Arrizo 5 2021
CAOA Chery Arrizo 5 2021
 
CAOA Chery Arrizo 5 2021
CAOA Chery Arrizo 5 2021
CAOA Chery Arrizo 5 2021
 
CAOA Chery Arrizo 5 2021
CAOA Chery Arrizo 5 2021
CAOA Chery Arrizo 5 2021
 
CAOA Chery Arrizo 5 2021
CAOA Chery Arrizo 5 2021
CAOA Chery Arrizo 5 2021
 
CAOA Chery Arrizo 5 2021
CAOA Chery Arrizo 5 2021
 
 

Ficha técnica

CAOA Chery Arrizo 5 2021 RTS 1.5 16V flex automático 4p
Preço R$ 83.590 (03/2020)
Categoria Sedã compacto
Vendas acumuladas neste ano 1.110 unidades
Motor 4 cilindros, 1496 cm³
Potência 147 cv a 5500 rpm (gasolina)
Torque 21,4 kgfm a 1750 rpm
Dimensões Comprimento 4,532 m, largura 1,814 m, altura 1,487 m, entreeixos 2,65 m
Peso em ordem de marcha 1348 kg
Tanque de combustível 48 litros
Porta-malas 430 litros
Veja ficha completa

Recomendados por AUTOO

Youtube
Nova Chevrolet Spin 2025

Nova Chevrolet Spin 2025

Minivan renovada quer fazer frente aos quase SUVs do mercado
Aviação
Argentina terá caças F-16

Argentina terá caças F-16

Jato supersônico é rival do Saab Gripen, da Força Aérea Brasileira. Veja quantos aviões nossos vizinhos compraram
AUTOO
Siga o AUTOO em nosso canal no WhatsApp

Siga o AUTOO em nosso canal no WhatsApp

Acompanhe as notícias sobre automóveis do site de forma mais rápida e prática!

Tudo sobre o CAOA Chery Arrizo 5

CAOA Chery Arrizo 5