Avaliação: a estratégia do Partner Rapid para ir além de uma cópia do Fiorino
Entenda qual é a lógica da Peugeot para comercializar o gêmeo do Fiat em suas lojas
Um dos assuntos que movimentaram a semana certamente foi o lançamento do Peugeot Partner Rapid no mercado brasileiro. Como as fotos deixam claro, a “novidade” nada mais é do que uma adaptação do Fiat Fiorino para a marca francesa, apenas trocando o logotipo das duas fabricantes que hoje integram a Stellantis.
Também produzido em Betim (MG), o Partner Rapid diferencia-se do irmão italiano apenas pela grade frontal exclusiva e melhorias pontuais, como a inclusão dos repetidores das luzes de direção nos retrovisores externos.
Fora isso, Partner Rapid e Fiorino compartilham o mesmo motor 1.4 Fire Evo, o câmbio manual 5 marchas e a capacidade de transportar 650 kg ou 3,3 metros cúbicos (3.345 litros) no compartimento de cargas.
Mas, então, o que justifica o fato da Peugeot ter pedido emprestado o modelo da Fiat para colocá-lo em seu portfólio?
Basicamente, segundo apuramos com a Peugeot, dois pontos ancoram a decisão.
Em primeiro lugar, a marca francesa quer pegar carona no movimento crescente de movimentação de pequenas cargas nos centros urbanos, forte tendência para os próximos anos por conta da relevância cada vez maior do e-commerce.
Como consequência, trabalhadores autônomos e empresas que atendem essa logística last mile precisam de um veículo comercial compacto e orientado ao uso urbano, como é o caso do Partner Rapid.
Dessa forma, a Peugeot passa a oferecer ao cliente que entra em uma de suas concessionárias um portfólio robusto de veículos comerciais, começando, portanto, do Partner Rapid e chegando até o Boxer, sem falar da gama Expert em seus catálogos diesel e 100% elétrico, figurando como a opção intermediária em termos de aplicação.
O segundo ponto que a Peugeot vai utilizar para diferenciar o Partner Rapid do Fiat Fiorino fica para o seu atendimento diferenciado aos clientes empresariais.
Para isso, a marca conta com uma rede, atualmente com 24 pontos de venda, chamada Peugeot Pro. Ela conta com equipes exclusivas de vendas e pós-vendas, inclusive, com os modelos para comercialização à pronta entrega. A expectativa é que esses pontos de venda dedicados também cheguem a mais regiões do país.
Esse cuidado e foco da marca com os clientes corporativos também é visto em iniciativas como o programa Peugeot Total Care, que estabelece, entre outros compromissos, a entrega do veículo no mesmo dia no caso de revisões agendadas (se o concessionário não cumprir a diretriz o cliente não paga pelo serviço); reboque gratuito 24h por dia durante 8 anos em casos de pane ou colisão, entre outros.
Talvez para ajudar na estreia do Partner Rapid, a Stellantis optou por lançar o Peugeot com uma versão de entrada mais acessível em relação ao Fiat Fiorino.
Tabelado em R$ 101.390, o Partner Rapid Business é o autêntico veículo “raiz”, saindo de fábrica apenas com o essencial. O destaque positivo fica por conta da presença dos importantes controles de tração e estabilidade, além de 4 ganchos para fixação de cargas, computador de bordo, pré-disposição para rádio, entre outros.
Já a opção mais equipada do Partner Rapid, chamada Business Pack, terá preço sugerido de R$ 106.090 na maior parte do território nacional e acrescenta itens de conforto como ar-condicionado, direção hidráulica, travas e vidros elétricos, entre outros. O valor em questão e a lista de equipamentos são os mesmos encontrados no Fiorino Endurance, única versão do Fiat atualmente comercializada.
Sem quaisquer alterações técnicas em relação ao irmão gêmeo, estar ao volante do Partner Rapid emula todas as respostas do Fiorino.
A suspensão traseira do tipo eixo rígido com feixe de molas garante a robustez para o trabalho pesado que os profissionais exigem.
Sem surpreender no desempenho, o 1.4 Fire Evo garante ao Partner Rapid um 0 a 100 km/h em aceitáveis, considerando a proposta do veículo, 13,7 segundos quando abastecido com etanol.
As médias de consumo que podem chegar a 11,7 km/l na cidade e 12,4 km/l na estrada com gasolina ou 8,1 e 8,3 km/l, respectivamente, quando abastecido com o combustível de origem vegetal.
Como a diferença de preço entre as versões não é tão significativa, vale a pena optar pelo Partner Rapid Business Pack em especial pela direção assistida, o que facilita muito as manobras e a condução do veículo de forma geral.
Com 1 ano de garantia sem limite de quilometragem, a Peugeot também cuidou para que os custos de manutenção ficassem em patamares competitivos para o Partner Rapid, algo fundamental em um veículo comercial. As três primeiras revisões, por exemplo, terão custo total de R$ 1.642 sendo realizadas a cada ano ou intervalos de 10.000 km.
Em resumo, ao analisarmos a estratégia da Stellantis como um todo para suas marcas Fiat e Peugeot, faz sentido a aposta na inclusão de um furgão compacto para a marca francesa, ainda mais tendo um produto já pronto e com as credenciais do Fiorino dentro do grupo.
O enfoque da Peugeot no segmento de comerciais leves certamente ganhará muito mais apelo com a chegada do Partner Rapid, cabendo ao consumidor decidir entre o cuidado da marca francesa para com este nicho de mercado ou a capilaridade superior da Fiat no território nacional.