Automáticos, sem turbo e até R$ 100 mil: Fiat Cronos ou Toyota Yaris Sedã?
Já em suas respectivas linhas 2023, modelos protagonizam uma boa disputa entre os sedãs
Em nome de obter o melhor compromisso entre desempenho e baixo consumo, a adoção de motores menores e sobrealimentados passou a dominar a escolha das montadoras em projetos mais recentes.
Porém, há quem ainda não se sinta muito confortável em migrar para um automóvel com motorização turbo e ainda tem preferência por modelos aspirados.
Em especial no segmento de sedãs compactos, temos agora um interessante cenário para quem deseja um modelo mais racional, com foco no custo-benefício e sem ultrapassar a barreira dos R$ 100 mil.
Ambos já em suas respectivas linhas 2023, tanto o Fiat Cronos quanto o Toyota Yaris Sedã receberam neste ano um bom pacote de aprimoramentos.
O Toyota parte hoje de R$ 97.290 e tem na questão da segurança um ponto forte, uma vez que o Yaris Sedã XL 2023 já sai de fábrica com 7 airbags e os controles de tração e estabilidade. Ainda completam sua lista de itens de série o trio elétrico, banco traseiro rebatível na proporção 60:40, central multimídia com tela de 7”, entre outros itens. O porta-malas do Yaris Sedã, por sua vez, conta com 473 litros de capacidade.
Somente com motor 1.5 16V flex em toda gama, o Yaris Sedã alcança 110 cv de potência máxima e 14,9 kgfm. Em conjunto com o câmbio automático CVT capaz de simular até 7 marchas para trocas sequenciais, o Toyota é capaz de entregar médias na casa de 12,9 km/l na cidade e 14,7 km/l na estrada com gasolina.
Custo-benefício
Se tomarmos como referência o Yaris Sedã XL, já é possível adquirir o Fiat Cronos 2023 em sua opção topo de linha Precision com motor 1.3 e câmbio CVT, a qual parte de R$ 92.790. Inclusive é possível acrescentar ao Fiat seu único opcional, no caso o revestimento interno de couro, que eleva seu preço para pouco mais de R$ 95 mil, portanto ainda abaixo do Yaris Sedã de entrada.
Apesar de não ir além dos airbags frontais obrigatórios por lei, o Cronos Precision 1.3 CVT conta também com os controles de tração e estabilidade e oferece uma lista de itens de série muito mais generosa em relação ao Toyota.
Entre os destaques do Fiat podemos citar o sistema de chave presencial, rodas de liga leve aro 16”, ar-condicionado automático digital, sensor de estacionamento, câmera de ré, central multimídia também com tela de 7” como o Toyota, trio elétrico, entre outros itens.
O Cronos Precision também oferece o banco traseiro rebatível na mesma proporção do Yaris Sedã, mas se sobressai pelo ótimo porta-malas de 525 litros.
Com deslocamento menor, o motor 1.3 Firefly perde para o 1.5 do Yaris em termos de potência (até 107 cv) e torque (13,7 kgfm), porém, também graças ao câmbio CVT, o Fiat oferece ótimas médias de consumo. Segundo as medições oficiais, o sedã percorre 13,4 km/l na cidade e 14,9 km/l na estrada, ambas considerando o uso de gasolina.
Interessante salientar que a Toyota oferece 5 anos de garantia para o seu modelo, uma das maiores coberturas fornecidas pelas fabricantes instaladas no país. No caso da Fiat, o prazo é de 3 anos. As revisões da gama Yaris 2023 somam R$ 4.309 até os 60.000 km, valor que passa para R$ 4.596 no Cronos considerando o mesmo intervalo.
Conclusão
Vale abrir um parênteses em nossa avaliação para citar que o Nissan Versa também surge como uma alternativa com motor aspirado (1.6 flex) e câmbio automático (CVT), porém seu preço já supera os seis dígitos desde o catálogo de entrada Sense (R$ 101.330).
Voltando ao Cronos e ao Yaris Sedã, fica claro ao analisarmos todos os números como o Fiat toma a dianteira quando o assunto é a compra mais racional atualmente dentro do segmento de sedãs compactos.
Ao mesclar um conjunto motriz eficiente – mesmo abrindo mão dos benefícios da sobrealimentação –, aliado a uma lista de equipamentos robusta e uma precificação muito bem estruturada, o Fiat, de quebra, também surge como uma das melhores escolhas para o público PcD hoje em dia na hora de realizar a compra com isenção.