Audi SQ7 é o primeiro carro com compressor elétrico
Tecnologia também faz do modelo o SUV a diesel mais potente do mercado
A Audi apresentou um avanço importante para a nova versão esportiva de seu maior utilitário esportivo. O SQ7 passa a ser o primeiro modelo do mundo a contar com um compressor elétrico. O equipamento funciona em conjunto com outros dois turbos, porém, como não depende dos gases do motor para funcionar, o compressor elétrico é um grande aliado para acabar com o lag, nome dado ao momento em que o turbo ainda não encontra-se em pleno funcionamento, o que torna as respostas mais lentas.
Com os três sobrealimentadores, o propulsor 4.0 V8 TDI conta com 435 cv e impressionantes 91,7 kgfm de torque a apenas 1.000 rpm. De acordo com dados da fabricante, o Audi SQ7 acelera de 0 a 100 km/h em apenas 4,8 segundos e a velocidade máxima é limitada em 250 km/h. O consumo é muito bom considerando o porte do modelo e o excelente desempenho, ficando na casa de 13,5 km/l.
Um detalhe interessante do SQ7 é que, para suportar o compressor de acionamento elétrico, o SUV conta com um sistema elétrico paralelo de 48V, que pode em alguns casos suportar o conjunto de 12V tradicional e aliviar o trabalho da bateria convencional. Segundo a Audi, o EPC (sigla para Electric Powered Compressor) leva apenas 250 milissegundos para entrar em funcionamento e seu rotor trabalha em um regime de 70.000 rpm, portanto ele trabalha desde as rotações mais baixas do motor, o que supre um grande problema dos carros turbo convencionais.
O 4.0 V8 TDI também é primeiro Audi movido a diesel a contar com o sistema de abertura de válvulas variável da marca, chamado de Audi Valvelift System, que atua sobre as válvulas de escape. Ele ajuda a controlar os dois turbos do conjunto, deixando somente um entrar em ação em rotações mais baixas. Na medida em que a carga do motor aumenta, o segundo turbocompressor é acionado. A solução ajuda na melhor entrega de torque, deixando-a mais constante, além de privilegiar as respostas do V8 em qualquer faixa de trabalho.
Na parte dinâmica, uma solução interessante é a adoção da barra estabilizadora ativa. A peça conta com dois motores elétricos em cada extremidade e, quando uma condução mais esportivas é selecionada, eles torcem a peça para aumentar sua rigidez, o que melhora as respostas do modelo. Em uma condução normal, a barra permanece distendida.
Procurada pelo AUTOO, a Audi informou que não há previsão de oferta do SQ7 no Brasil.