Audi renova toda família A6

Modelos estreiam novos motores e câmbios, além de receber mais recursos de mídia e conforto

A parte frontal do A6 ficou totalmente nova | Imagem: Audi

O Audi A6 à venda no Brasil acaba de ficar defasado. A marca alemã apresentou nessa quinta-feira (4) a linha 2014 de toda família A6, que traz novidades na parte visual e também no conjunto mecânico em todas as versões, que não são poucas. Além da configuração normal, o modelo também tem as séries A6 Allroad, A6 Avant e os esportivos S6 e RS6 Avant.

A nova linha será lançada na Europa no final deste ano, após aparecer no Salão Paris, ainda neste mês, e a partir de 2015 as primeiras unidades já devem chegar ao Brasil.

Apesar das mudanças visuais bem evidentes, não se trata ainda de uma nova geração, afinal o A6 atual ainda é relativamente novo – foi lançado em 2012. Mesmo assim, parece outro carro. A Audi reformulou a grade frontal, que ficou mais larga, redesenhou os faróis utilizando filamentos de LEDs e também mudou bastante o desenho da traseira, com para-choque e escapes novos, além de acrescentar um pequeno defletor aerodinâmico na tampa do porta-malas nas versões sedã.

Para melhorar a cabine do A6, a Audi tomou emprestado alguns equipamentos do A8, seu produto mais sofisticado. Desta forma, o modelo ganhou bancos com ventilação e aquecimento e a central multimídia com uma tela de 8 polegadas retrátil possui um novo processador de dados, que segundo a marca proporciona melhor resolução de imagens e também acelera os comandos. A fabricante também afirma ter melhorado o isolamento acústico do interior e ainda conseguiu reduzir os níveis de vibração da carroceria.

Avaliação: Audi A3 Sedan tem fome de asfalto

A família A6 também tem novos motores. O modelo de entrada agora tem bloco 1.8 TFSI (turbo com injeção direta de gasolina) de 180 cv – o mesmo do A3 -, enquanto a versão intermediária utiliza o 2.0 TFSI de 250 cv. Já o A6 top de linha é impulsionado pelo motor 3.0 TFSI de 333 cv. Há ainda outras cinco variantes diesel, com potências que vão de 190 cv a 320 cv.

Todos esses carros ainda podem ter três opções de transmissão: manual de seis marchas, automática sequencial de 8 velocidades e DSG semi-automático de 7 marchas e dupla embreagem. Em todos esses modelos, a tração é sempre traseira.

A6 esportivos!

A linha de modelos A6 de alto desempenho começa com a versão Allroad, que suspensão mais alta e tração nas quatro rodas para encarar estradas de terra com mais segurança. Essa versão também tem força de sobra nas duas versões que é oferecida, com motor 3.0 TFSI de 333 cv ou 3.0 TDI (diesel) de 320 cv. Mas é possível ir ainda mais rápido de A6.

O S6 é a versão esportiva intermediária, com motor 4.0 V6 de 450 cv e transmissão DSG. O visual desse carro é mais agressivo, com para-choques pronunciados, rodas aro 20” e escapes duplos na traseira, que Audi define como “elegância esportiva”. Segundo a marca, essa versão pode acelerar do 0 aos 100 km/h em 4,4 segundos e atinge até 250 km/h. Mas ainda pode ser pouco...

Para quem quer o A6 em dose cavalares, a Audi oferece o RS6 Avant. Nessa opção, o carro, ou melhor, a perua, tem motor 4.0 V6 de 560 cv e porta-malas para 1.680 litros. E acelera como uma Ferrari. Conforme dados da marca, esse modelo vai do 0 aos 100 km/h em 3,9 segundos e pode alcaçar até 305 km/h de velocidade máxima.

Qual você A6 vai querer?

Recomendados por AUTOO

Youtube
Dilema das picapes: Ranger XLS ou Titano completa?

Dilema das picapes: Ranger XLS ou Titano completa?

Modelos da Ford e da Fiat têm pacotes diferentes, mas preços próximos
Aviação
Mais um país recebe o maior avião brasileiro

Mais um país recebe o maior avião brasileiro

Embraer entregou o primeiro C-390 Millennium para seu terceiro cliente
MOTOO
Nova Bajaj 250 é pedra no sapato de Honda e Yamaha

Nova Bajaj 250 é pedra no sapato de Honda e Yamaha

Dominar 250 2025 tem pacote completo e preço atrativo, mas conjunto pesado; análise