Audi Q8 é revelado na Europa e faz até manobras sozinho
Novidade desponta como a alternativa mais esportiva ao SUV grande Q7
“Combinar a elegância de um cupê 4 portas com a versatilidade de um SUV grande”, essa foi a premissa utilizada para a criação do modelo que figura na galeria de fotos e no vídeo mais abaixo. Estamos falando do Audi Q8, novidade que passa a figurar como um dos SUVs topo de linha da marca.
O novo Q8 compartilha vários elementos estruturais com a geração mais recente do Q7, figurando como uma alternativa mais esportiva no visual e no comportamento dinâmico.
Espaço interno, contudo, não deverá ser um problema para o Q8 uma vez que suas dimensões chamam a atenção. O novo SUV grande conta com exatos 4,99 m de comprimento e 2 m de largura. A altura, por sua vez, é mais comedida e fica em 1,71 m até mesmo pela proposta que o Q8 visa entregar.
Com 3 m de entre-eixos, a Audi antecipa que o Q8 oferecerá a melhor cabine entre seus rivais (leia-se Mercedes-Benz GLE Coupé, BMW X6, dentre outros) no que diz respeito ao espaço interno, com destaque para seus três lugares individuais no banco traseiro que oferecem a possibilidade de ajuste longitudinal. Com os encostos do banco traseiro rebatidos, a Audi informa que o novo Q8 pode acomodar até 1.755 litros de bagagem.
No design, destaque para a grade dianteira bem proeminente e as rodas de liga leve aro 22”. Os faróis contam com iluminação full LED e podem receber a tecnologia HD Matrix como opcional.
Mecanicamente o Q8 será equipado com o sistema de tração integral quattro que atua, por padrão, distribuindo o torque na proporção de 40% para as rodas dianteiras e 60% para as traseiras, podendo variar de acordo com o eixo que está permitindo maior tração em determinado momento. Com exatos 254 mm de altura livre em relação ao solo, podemos dizer que o Q8 pode vencer com relativa tranquilidade alguns deslocamentos fora do asfalto.
Também será possível equipar o Q8 com um conjunto de suspensão a ar com controle adaptativo dos amortecedores. A Audi adianta que todos os motores do Q8 contarão com sistema de propulsão mild hybrid, que opera em conjunto com um sistema elétrico primário de 48V. O Q8 contará com um conjunto de baterias de íon-lítio e também um alternador-gerador capaz de aproveitar a energia gerada nas frenagens, por exemplo, e usar na partida do carro. O Q8 também contará com start-stop que atua a partir do momento em que a velocidade está abaixo de 22 km/h.
Quando chegar às concessionárias na Europa no quarto trimestre deste ano, o Q8 contará com opções de motor 3.0 a gasolina e diesel. O segundo entrega até 286 cv, mas destaca-se pelo torque de 61,1 kgfm. Com ele, segundo a Audi, o Q8 acelera de 0 a 100 km/h em 6,3 segundos e alcança 231 km/h de velocidade máxima.
Na parte interna, o Q8 oferecerá o que há de melhor em termos de conectividade e conforto até mesmo por se tratar de um modelo topo de linha. Estão presentes ali a central multimídia com display duplo, sendo um de 10,1” e outro de 8,6”, painel de instrumentos digital, sistema de som premium projetado em conjunto com a Bang&Olufsen, dentre outros. Além dos principais assistentes de condução, um dos destaques do Q8 será o “remote garage pilot”, que permite tirar ou colocar o carro na vaga de estacionamento de maneira remota, com a supervisão do motorista, o que facilita a entrada e saída do carro em locais mais estreitos. O recurso, contudo, estará disponível somente a partir de 2019.
O Autoo entrou em contato com a subsidiária brasileira da Audi, a qual informou que não existe previsão de chegada do novo Q8 ao nosso país.