Audi Q3 1.4 turbo: quando menos ficou perfeito
SUV de entrada da marca anda bem mesmo com motor 1.4 turbo. E ele será nacional em breve
Em um cenário em que os SUVs se destacam, é lógico que o Audi Q3 não ficaria para trás. O menor utilitário esportivo da marca sempre chamou a atenção por um belo design e um conjunto mecânico impecável, com o motor 2.0 turbo com injeção direta, câmbio de dupla embreagem e a tração quattro, integral da casa. Para conseguir mais público, a linha 2016 teve como uma das novidades a inclusão do motor 1.4 turbo e tração dianteira para baixar o preço das versões de entrada sem abrir mão de equipamentos ou qualidade de acabamentos e construção.
E esta substituição caiu bem ao Q3. Além de ter um preço inicial de R$ 127.190 – contra os R$ 145.190 da versão mais básica com o 2.0 turbo -, o motor 1.4 se encaixou perfeitamente nele. Já conhecido da linha A3, ele passou dos 122 cv para 150 cv antes de entrar no utilitário, compensando o maior peso que ele possui se comparado com os irmãos.
Se for possível classificar o desempenho do Q3 1.4, podemos chamá-lo de equilibrado. A conversa entre o carro, motor e o câmbio de dupla embreagem de seis marchas é perfeita, deixando a sensação de não estar sobrando força ali, mas em nenhum momento falta. E isso se refere tanto na cidade, com a necessidade de maior torque para as arrancadas – afinal, o Q3 tem 25,5 kgfm desde os baixos 1.500 rpm até 3.500 rpm -, quanto na estrada, para manter velocidades até, sem querer, acima dos limites legais da via.
Visual mais leve
Outra boa surpresa do Q3 está no acerto de suspensão. Ele não é mole, prejudicando o comportamento do carro nas curvas, e nem duro, causando incômodo à coluna dos ocupantes. E olha que estamos falando de um SUV, naturalmente mais alto, com dirigibilidade que até ignora um pouco este fato.
Esta versão do Q3 é a Ambiente e custa R$ 144.190. A mais que a de entrada, oferece o ar-condicionado automático de duas zonas (manual e de uma só zona no Attraction, de entrada), banco do motorista elétrico, piloto automático, teto-solar e o porta-malas com abertura e fechamento elétrico. Direção elétrica, sistema multimídia, seis airbags, controles de tração e estabilidade, Isofix para fixação de cadeiras infantis, faróis de xenon e sistema start-stop são itens de série em todas as versões.
O Q3 continua se destacando nas ruas. Com os novos parachoques, faróis e lanternas, o 2016 se renovou para ficar mais forte na luta com os premium BMW X1 e Mercedes-Benz GLA. A versão 1.4 é um bom argumento de compra se você procura um conjunto equilibrado, com um acabamento alemão e qualidade impecável, futuramente nacionais.