Audi prepara suspensão com peso reduzido
Equipamento tem molas feitas de polímeros reforçados por fibras de vidro, que são até 40% mais leves
A Audi anunciou uma novidade para seus veículos de produção, que embora não seja vista diretamente pelo consumidor, representam mais um avanço na indústria. As molas de aço convencionais utilizadas na suspensão serão substituídas, até o final de 2014, por molas mais leves feitas de polímeros reforçados por fibras de vidro (GFRP).
Desenvolvida em parceria com um fornecedor italiano, a mola de cor verde claro batizada de GFRP, além de um diâmetro ligeiramente maior, possui um número menor de serpentinas em relação à mola de aço. A redução de peso da peça é de 40%, declara a Audi.
A montadora alemã revelou que o primeiro modelo a receber as novas molas será um veículo de médio porte cujo nome não foi revelado. Atualmente, as molas que equipam o modelo chegam a pesar 2,7 kg cada, enquanto a GFRP pesa 1,6 kg, o que representa uma redução de até 4,4kg no conjunto. “As molas GFRP economizam peso em um ponto crucial do chassi. Estamos tornando a direção mais precisa e aprimorando o conforto vibracional,” explica o Dr. Ulrich Hackenberg, membro do Conselho Administrativo para Desenvolvimentos Técnicos da AUDI AG.
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As molas são feitas de longas fibras de vidro torcidas conjuntamente e impregnadas de resina epóxi. Uma máquina envolve fibras adicionais em volta do núcleo em ângulos de 45 graus com o eixo longitudinal, criando malhas de tensão e compressão que servem para absorver os estresses que atuam sobre o componente. Por fim, a peça é curada em um forno a temperaturas elevadas.
A nova peça ainda utiliza menos energia em sua produção do que molas de aço, além de eliminar problemas referentes a corrosão.